Você já ouviu falar em ortoceratologia? De início, este nome pode parecer bem esquisito, certo? Mas trata-se da nomenclatura científica de um tratamento que vem revolucionando a vida das pessoas míopes, ou seja, aquelas que têm dificuldade para ver objetos que estão longe.
Ao longo deste artigo, vamos entender o que é a ortoceratologia, quais os reais benefícios para quem sofre com a miopia, pré-requisitos para quem quer realizar este procedimento, vantagens e desvantagens. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue conosco. Boa leitura!
Ortoceratologia: o que é?
A ortoceratologia é um procedimento que já foi muito utilizado e, com o passar dos anos, acabou caindo em desuso pelos oftalmologistas. Entretanto, com o surgimento de novas e modernas tecnologias que otimizaram o processo, o método voltou a ser praticado e a trazer ótimos resultados para os pacientes.
Também conhecido em alguns locais como Orto-K, este procedimento consiste em um método terapêutico não-cirúrgico e tampouco invasivo que visa corrigir graus moderados de miopia e até mesmo astigmatismo nos pacientes. Mas, como exatamente ele funciona? É o que veremos a seguir!
Como funciona o procedimento ortoceratologia?
O paciente que se submete ao procedimento ortoceratologia precisa utilizar lentes de contato durante o sono. Elas têm a função de remodelar a córnea aos poucos e de forma controlada para que o paciente não sinta nenhum tipo de dor ou desconforto.
É importante ressaltar que o uso das lentes de contato é feito unicamente à noite, durante o sono. Durante o dia o paciente não precisa utilizar nenhum outro tipo de correção para enxergar melhor, nem mesmo óculos de grau.
Para quem este procedimento é indicado?
A técnica de ortoceratologia é indicada para pacientes com até 8,00D de miopia e 3,00D de astigmatismo. Pessoas com graus superiores tanto de miopia quanto de astigmatismo precisam realizar outros tipos de tratamentos para enxergar melhor.
Este procedimento é indicado principalmente para:
- Pessoas que por qualquer motivo não conseguem se adaptar ao uso de lentes de contato durante o dia;
- Pessoas que usaram lentes de contato por muito tempo e agora não conseguem mais tolerá-las;
- Usuários que sofrem constantemente com olhos secos, conjuntivite papilar gigante e vascularização corneal por hipóxia;
- Esportistas, afinal é preciso ter cuidado com os olhos durante as atividades físicas;
- Profissionais que precisam ter boa visão sem o uso de óculos, como é o caso de bombeiros, policiais e pilotos;
- Adolescentes que não podem se submeter a cirurgia refrativa;
- Pacientes com córneas finas que não podem realizar a cirurgia.
Vantagens e desvantagens da ortoceratologia
A ortoceratologia, tem benefícios e desvantagens. É importante ressaltar, entretanto, que existem muito mais benefícios do que desvantagens, como você verá neste tópico.
Quatro vantagens da ortoceratologia
- Este é o único método disponível atualmente que consegue corrigir a visão sem a necessidade do paciente passar por uma cirurgia refrativa;
- Tanto o uso quanto os efeitos do procedimento são reversíveis. Logo, se o paciente preferir, ele pode se submeter a cirurgia refrativa sem problema algum;
- Ajuda na prevenção e também no retardo da progressão da miopia em crianças e adolescentes. Quanto menor for o grau de miopia, melhores são as chances do paciente durante o tratamento;
- As lentes usadas durante a noite são confiáveis e seguras. O paciente consegue dormir normalmente sem sentir nenhum desconforto.
Três desvantagens da ortoceratologia
- Infelizmente, a correção não é permanente e o efeito do uso noturno das lentes dura entre 48 e 72 horas;
- As lentes não são indicadas para todos os pacientes. Assim como na cirurgia refrativa, existem contraindicações;
- Contraindicado em pacientes com ceratocone.
Procure um oftalmologista especialista em lentes de contato
Para saber se você está apto ao uso de lentes de ortoceratologia, procure um oftalmologista especialista no assunto. Somente este profissional será capaz de auxiliá-lo por meio de um tratamento seguro e eficaz.
O Donato Hospital de Olhos, inclusive, conta com um time de especialistas que vão ajudar você a escolher o melhor caminho para tratar a miopia e o astigmatismo. A Dra. Ana Paula Donato Engel e o Dr. Hélio Ferreira Grosso Junior são especialistas em lentes de contato e, ao analisar o seu caso, saberão se a técnica de ortoceratologia é indicada para você.
Agende agora mesmo uma avaliação com um destes profissionais para saber como está a saúde dos seus olhos e se você é candidato a ortoceratologia. Caso o procedimento não seja indicado para você, eles saberão lhe indicar os melhores tratamentos disponíveis atualmente. Aguardamos você!