fbpx

8 sinais de que você precisa trocar seus óculos de grau

Será que está na hora de trocar os seus óculos de grau? Conheça aqui alguns sinais que mostram que você precisa substituí-los. Vamos lá?
óculos de grau

Se você está pensando: “Está na hora de trocar os meus óculos de grau?”, muito provavelmente sim, está na hora. Afinal, são muitos os sinais que indicam que uma pessoa precisa consultar o seu oftalmologista para uma revisão e avaliação no grau das suas lentes.

O uso contínuo dos óculos (para quem precisa, é claro) é a melhor maneira de cuidar da sua visão. Afinal, os óculos ajudam a corrigir os erros de refração e ainda evitam diversos desconfortos. Vamos conhecer alguns sinais que indicam que está na hora de trocar os óculos de grau? Continue conosco!

Dores de cabeça

Sabemos que a dor de cabeça pode ser proveniente de diversos fatores. Dentre eles, a falta dos óculos ou óculos com grau inadequado. Se você costuma sentir esse desconforto ao fim do dia, necessitando frequentemente de analgésicos, pode ser que precise revisar seus óculos.

Apertar os olhos para ler

Se você precisa forçar e apertar os seus olhos para enxergar melhor, pode ser um sintoma de que está na hora de atualizar o grau dos seus óculos. Ao forçar os olhos para enxergar, sintomas como dor de cabeça e sensação de cansaço nos olhos também podem aparecer. Caso isso aconteça com frequência, consulte o seu oftalmologista.

Aproximar-se muito para enxergar

Um dos sintomas da miopia é este: precisar ficar muito perto dos objetos para enxergá-los. Por isso, se há dificuldade de avistar o que está longe, necessitando se aproximar bem para ter uma visão clara, consulte o seu oftalmologista.

A armação não fica ajustada

Os óculos ideais (para qualquer formato de rosto) devem ficar posicionados na mesma linha das sobrancelhas, pois ele precisa cobrir toda a região dos olhos. Se você precisa olhar por cima das lentes, significa que a armação está pequena.

Da mesma maneira, se os óculos estão deixando a região do nariz marcada ou estão apertando as suas orelhas, talvez seja necessário trocar os seus óculos de grau. O uso desse acessório é importante para ajudá-lo a enxergar melhor e, para isso, não pode causar nenhum tipo de desconforto.

As lentes estão opacas e com riscos

Quando compramos um óculos, as lentes têm um ótimo brilho e transparência. Com o passar do tempo e com o uso, as lentes acabam ficando mais desgastadas e, na ausência dos cuidados necessários, com pequenos riscos, o que atrapalha enxergar com nitidez.
Então, se as suas lentes estão gastas, velhas, foscas ou riscadas, está na hora de fazer um óculos novo.

Os problemas iniciais voltaram

Você se recorda dos sintomas que tinha antes de saber que precisaria usar óculos? Normalmente eles eram: dores de cabeça, enjoo, cansaço visual, tontura e vertigem, certo? Pois bem. Se esses sintomas estão retornando, são sinais de que você precisa trocar os seus óculos de grau.
Portanto, procure o seu oftalmologista de confiança antes que essa situação se agrave. Lembre-se: o uso dos óculos é importante para que você consiga realizar as suas tarefas diárias. Se há algum desconforto, melhor investigar.

Você não gosta mais dos seus óculos

Muitas vezes, os óculos estão bons e você não tem nenhum sintoma de que realmente precisa trocá-los. No entanto, o seu formato não combina mais com o seu estilo e personalidade. Portanto, se você considera que os óculos não combinam mais com você ou deseja modernizar o seu visual, pode sim pensar em trocá-los. Afinal, principalmente se você usa óculos rotineiramente (tanto no trabalho quanto nos momentos de descontração) é sempre importante encontrar um acessório que faça você se sentir confortável.

Os óculos de grau são feitos para todas as ocasiões, incluindo momentos de descontração. Se você os tira com frequência, talvez precise consertá-lo ou chegou a hora de adquirir um novo modelo.

A última troca passou de um ano

Os óculos não tem um prazo de validade determinado, porém as lentes sofrem desgaste com o tempo, estando sujeitas ao aparecimento de riscos e desgastes da película antirreflexo, além de perder os ajustes iniciais. Por isso, o ideal é que você consulte o seu oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Na consulta, o médico avaliará a sua saúde ocular e fará o teste de refração para estabelecer o grau dos óculos.

Você gostou de aprender quais são os principais sinais que mostram que você precisa trocar os seus óculos? Se sim, que tal agendar uma consulta no Donato Hospital de Olhos?

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso website e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Donato Hospital de Olhos coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.