Lentes de Contato

Lentes de contato

As lentes de contato são utilizadas para correção de diversos distúrbios ópticos. Além dos benefícios estéticos, proporcionam boa visão e maior campo visual aos usuários de óculos. Em casos específicos, como em pacientes com córneas irregulares (ceratocone, pós-transplante de córnea, pós-trauma, pós-implante de anel intraestromal etc.) proporcionam melhor visão do que os óculos. Mas é muito importante realizar a adaptação das lentes de contato e essa adaptação é um ato médico, pois envolve aspectos fisiológicos do olho e da córnea que apenas o oftalmologista domina.

Tratamentos

As lentes de contato são utilizadas para correção de diversos distúrbios ópticos.

Além dos benefícios estéticos, proporcionam boa visão e maior campo visual aos usuários de óculos. Mas, é muito importante realizar a adaptação das lentes de contato e essa adaptação, é um ato médico, pois envolve aspectos fisiológicos do olho e da córnea que apenas o oftalmologista domina.

Se você já testou lentes e não foi a melhor experiência de sua vida: PROCURE-NOS.

As lentes estão em constante processo de MELHORIAS e SOFISTICAÇÃO. Aqui, você encontra todos os desenhos e tipos disponíveis no brasil.

Venha conhecer o que há de ATUALIZADO.

Estas lentes de contato multifocais são lentes com várias graduações em uma só lente. Elas são muito semelhantes aos óculos com lentes progressivas, ou seja, possuem um corredor progressivo que proporciona excelente visão em longas, médias e curtas distâncias, com transição suave e sem sobreposição de imagem.  Esta configuração ajuda as pessoas com presbiopia a corrigirem os problemas de visão próprios da idade, em que o olho já não consegue focar objetos de perto.
As lentes de contato multifocais são produzidas em materiais permeáveis aos gases.

Vantagens deste modelo:

  • Melhor acuidade visual para a amplitude de distâncias de perto a longe;
  • Mudança menos abrupta entre graduações;
  • Capacidade de ver, na maioria das condições, sem óculos extra;
  • Permite que os dois olhos trabalhem juntos, permitindo visão de profundidade.

 

O médico oftalmologista é o seu melhor aliado quando você pensar em comprar lentes de contato. Ele irá ajudá-lo a encontrar as opções corretas para o seu problema e seu estilo de vida e fará uma avaliação nos primeiros meses para se certificar de que a escolha foi apropriada.

A lente de contato escleral é uma lente de grande diâmetro, acima de 15mm. Tem como objetivo apoiar além da córnea, sem tocá-la, ou seja, ela reduz o risco de lesão, proporcionando visão estável e conforto. Quando bem adaptada, a lente escleral é uma das melhores opções para a correção confortável de córneas irregulares e de outras doenças da superfície ocular.

As lentes de contato esclerais estão indicadas nas seguintes situações:

  • Recuperação visual de córneas irregulares: quando há intolerância às lentes de contato corneanas, por desconforto e/ou instabilidade, como casos de ceratocone, ceratoglobo, degeneração marginal pelúcida, cicatrizes corneais, pós-traumas oculares ou por infecções ou complicações pós-ceratoplastia lamelar ou penetrante, implante de anel intracorneal, cirurgias refrativas a laser e, principalmente por técnicas incisionais;
  • Muito indicada em casos de olho seco e sensibilidade excessiva. Na proteção da córnea, como: defeitos epiteliais persistentes; síndrome do olho seco e síndrome de Sjögren; doenças cicatriciais, como a síndrome de Stevens-Johnson; ceratites neurotróficas e ceratoconjuntivites atópicas;
  • Na prática de esportes, como: canoagem, futebol e outros.

 


As lentes de contato esclerais representam uma grande evolução na contatologia, entretanto, é necessário que o especialista respeite sua relação com a superfície ocular para evitar complicações.

As lentes de contato de descarte diário estão indicadas para a correção de erros refrativos, miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, especialmente em alguns casos como:


  • Pessoas alérgicas, com sensibilidade a produtos químicos;

  • Pessoas que perdem lentes com frequência e assim precisam de lentes de reposição;

  • Indivíduos que praticam esportes com maior risco de perda das lentes de contato e necessitam de reposição imediata;

  • Portadores de conjuntivite papilar gigante;

  • Portadores de disfunção lacrimal ou com formação excessiva de depósitos;
  • Crianças que necessitam do uso de lentes de contato, mas que, em decorrência da faixa etária, não têm os cuidados necessários;

  • Indivíduos que usam lentes de contato eventualmente, fazendo com que o uso de lentes de troca quinzenal ou mensal fique mais caro do que o uso daquelas de troca diária.

Mais detalhes

As vantagens do uso de lentes de contato de descarte diário são inúmeras, mas a maior delas é a praticidade. Ter uma lente que pode ser colocada pela manhã e descartada à noite é muito confortável e está de acordo com a praticidade da vida moderna.


Outra vantagem é o conforto dessas lentes. Estudos mostram que o uso de lentes de contato de um dia está relacionado com menos sintomas como secura, queimação, hiperemia, desconforto e com uma visão de melhor qualidade, pois o usuário estará sempre com uma lente nova e limpa.

Estas também devem ser adaptadas por um oftalmologista, levando-se em consideração a refração, as condições do olho e os parâmetros da córnea.


As lentes de troca diária também apresentam complicações, algumas graves, como acontece com os outros tipos de lente de contato, apesar de menos frequentes, mas ainda assim, os pacientes precisam ter a mesma atenção e o mesmo cuidado na prevenção de complicações. Um desses cuidados é que o usuário precisa descartar a lente com apenas um dia de uso e que, se isso não for seguido, ele perderá todas as suas vantagens e passará a ter um risco de complicações até maior do que com outros tipos de lente.

As lentes de contato não devem ser consideradas exatamente como um tratamento para o ceratocone. Entretanto, são um recurso essencial na reabilitação visual destes pacientes. Em termos de melhora da acuidade visual, a lente é, sem dúvida, a melhor alternativa.

Mais detalhes

As lentes ideais para o ceratocone são as RGPs (Rígidas Gás Permeáveis), pois, devido às suas características ópticas, estas lentes têm condições de compensar a irregularidade da córnea destes pacientes, permitindo uma melhora significativa na visão. O grande problema desse tipo de lente, sempre foi o conforto inicial, que dificultava a adaptação em alguns casos. Entretanto, com novas lentes disponíveis em diversos desenhos, diâmetros e materiais, a chance de se conseguir sucesso na adaptação é muito grande e, com o advento das lentes esclerais, isso deixou de ser um problema.


Com esses novos desenhos, as lentes, além de proporcionarem uma significativa melhora na acuidade visual, são muito confortáveis e estáveis. Todas estas lentes, tanto as RGPs como as esclerais são adaptadas de forma personalizada, baseada em parâmetros obtidos no exame oftalmológico e em exames complementares.


É importante ressaltar que todas as lentes podem causar intercorrências e o acompanhamento próximo diminui a chance de algo ruim acontecer.


Em relação à visão, especialistas avaliam que muitos pacientes portadores de ceratocone podem viver muito bem com seus óculos e, para aqueles que não têm boa acuidade visual, a primeira opção, sem dúvida nenhuma, deve ser a lente e contato.

Cuidados com as lentes

Em relação aos cuidados que os pacientes de ceratocone devem ter com as lentes de contato são os mesmos que de todos os usuários de lentes: limpeza e desinfecção diárias e desproteinização de acordo com a recomendação de cada médico, além do uso de lubrificantes e o mais importante, controles periódicos.

Óculos: Reservados para os casos iniciais da doença, quando a córnea ainda não está muito alterada, e esta opção resulte em boa visão para o paciente.

Lente de Contato Rígida Gás Permeável: Quando bem adaptadas por profissional médico, proporciona melhora da visão, com estabilidade e conforto. A adaptação de lentes, de contato é dinâmica, bem como as alterações no formato da córnea.

Médicos especialistas

11

Dra. Ana Paula Donato Engel

CRM-MG: 36.804 | RQE: 11.004

ESPECIALISTA EM LENTES DE CONTATO

17

Dr. Hélio Ferreira Grosso Junior

CRM-MG: 80.031 | RQE: 45.765

ESPECIALISTA EM LENTES DE CONTATO

ATENDIMENTO

Seg – Sex: 08h às 18h

LIGUE PARA NÓS

(35) 3697-1999

LIGAMOS PARA VOCÊ

Ligação gratuita

ENVIE UMA MENSAGEM

(35) 9 9277-0116