fbpx

Cuidados com os olhos durante as atividades físicas

Pratica esportes? Então, confira estes cuidados indispensáveis aos olhos!
proteção dos olhos durante exercício físico

Manter os cuidados com os olhos é fundamental em todos os aspectos da vida, principalmente durante a realização de atividades físicas. A prática esportiva ocupa, atualmente, o quarto lugar na lista de causas prováveis de ocorrência de lesões oculares.

Praticar exercícios físicos faz bem para a saúde do corpo e da mente, inclusive, ajuda a combater algumas doenças graves. Contudo, se o indivíduo não tomar os cuidados necessários com a saúde dos olhos durante esta prática, lesões oculares, às vezes irreversíveis, podem ocorrer.

Neste artigo, os especialistas do Donato Hospital de Olhos, orientam sobre 4 cuidados essenciais para praticar um novo esporte ou treinar em uma academia, com segurança. Continue com a gente e boa leitura!

Evite tocar os olhos com as mãos sujas

Durante a prática de um exercício físico, é comum o suor escorrer pelo rosto. Quando isso acontece, muitas pessoas levam as mãos ao rosto para afastar as gotículas. Tente observar se você também tem esse hábito e, caso positivo, elimine-o.

As mãos sujam pelo contato com o meio ambiente, com as outras pessoas e também com os aparelhos de ginástica. Quando você leva as mãos ao rosto, você contamina-o com micro-organismos que podem causar infecções.

Solucione o problema com uma toalha limpa, de uso pessoal, faixas na testa ou viseiras, barreiras físicas que impedem o suor de cair nos olhos.

Não utilize óculos com lentes de grau comuns

Utilizar óculos de grau tradicional, pode não ser seguro para quem pratica atividades esportivas. Em casos de jogos com bolas, esporte de força ou de impacto, o choque pode quebrar as lentes dos óculos e os pequenos fragmentos causar cortes e lesões, tanto em quem os está utilizando quanto em pessoas que estão próximas. Ademais, as lentes dos óculos molham na chuva ou embaçam pelo suor.

Opte pelo uso de lentes de contato ou por modelos de óculos específicos para cada tipo de atividade (ex: óculos de natação com grau, óculos próprio para prática de basquete, etc).

As lentes de contato garantem liberdade de movimento e não embaçam com o suor, permitem o uso de óculos de proteção e de capacete quando necessários.

Proteja os olhos da radiação solar

A radiação solar faz mal para a saúde dos olhos. Mesmo em dias nublados, os raios UV estão presentes e podem causar danos irreversíveis, como a degeneração macular e o surgimento de tumores oculares.

Sempre que a atividade for ao ar livre, mesmo que por pouco tempo, utilize viseiras para que a radiação solar não incida diretamente nos olhos.

Outra dica importante é o uso de óculos com proteção UV, mas dê preferência aos óculos específicos para cada prática esportiva.

Evite os impactos

Durante a prática de algum exercício ou atividade física, o indivíduo está sujeito a impactos e traumas. Porém, se você quer manter o cuidado com a saúde dos olhos, evite-os ao máximo. Um impacto de forte intensidade na região dos olhos, por exemplo, pode ocasionar o descolamento da retina. Já impactos contra objetos cortantes podem causar alterações graves no globo ocular.

Mantenha a segurança durante as atividades físicas

Seja você um iniciante ou um veterano dos esportes, sempre mantenha a segurança ao realizar qualquer atividade física. Se possível, compre ou alugue equipamentos básicos de proteção disponíveis para a atividade que você irá praticar. Em jogos com bola, evite dar cabeçadas com a parte frontal e também evite o choque com outros jogadores.

Garantir o cuidado com os olhos durante as atividades físicas é uma decisão para toda a vida. Um impacto sofrido hoje, pode desencadear uma grave lesão futura. Então, divirta-se com segurança!

Visite o oftalmologista regularmente

Quando foi a última vez que você esteve frente a frente com um oftalmologista? Consultas regulares com um especialista ajudam a manter a saúde dos olhos em dia. Durante o acompanhamento clínico anual, o médico consegue analisar a estrutura do olho e perceber se houve mudanças expressivas no período.

O melhor caminho para evitar doenças oculares é, e sempre será, a prevenção. E já que estamos falando sobre isso, aproveite e agende uma consulta com um dos especialistas do Donato Hospital de Olhos. Estamos esperando o seu contato!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email