fbpx

O que é miopia?

Conheça as possíveis causas, sintomas, diagnóstico e formas de tratamento para a miopia.
O que e miopia

Com certeza você já ouviu falar ou conhece alguém que tem miopia. No mundo, 2,6 milhões de pessoas sofrem com esta doença ocular.

Um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontou que sete em cada dez médicos perceberam a progressão da miopia em crianças durante o período em que perdurou a pandemia causada pelo coronavírus.

Mas, o que é a miopia? A seguir, o time de especialistas do Donato Hospital de Olhos traz as principais causas, sintomas, diagnóstico, possíveis relações com outras doenças oculares e formas de tratamento para a miopia. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue conosco. Boa leitura!

Miopia: o que é?

A miopia é um erro refrativo que causa dificuldade em enxergar objetos que estejam longe do indivíduo. Quando uma pessoa é míope, ela tem dificuldade em focar as imagens corretamente e o que está mais distante acaba ficando desfocado. 

Causas da miopia

A miopia não tem uma causa exata. Geralmente ela está associada ao fator genético, ou seja, crianças que possuem pais míopes têm mais chances de desenvolver a doença ocular ao longo da vida. 

Ficar muito tempo em frente a telas, como computador, televisão, celular ou tablet pode ser um fator que acelera o surgimento da miopia. 

Sintomas

A miopia, assim como outras doenças oculares, possui sintomas característicos. Fique atento: se você possui um ou mais destes sintomas, talvez seja hora de voltar ao oftalmologista!

  • Vista cansada, também conhecida como fadiga ocular;
  • Lacrimejamento;
  • Dor de cabeça;
  • Sensação de estar sempre apertando os olhos ou forçando a visão;
  • Dificuldade em enxergar objetos que estejam distantes;
  • Dificuldade para dirigir, assistir televisão ou outras atividades que demandem identificar objetos posicionados ao longe.

Na grande maioria dos casos, a miopia é diagnosticada ainda na infância, geralmente quando as crianças iniciam a escola. Alguns sintomas comuns em crianças míopes:

  • Necessidade de sentar na frente para enxergar a lousa;
  • Precisa manter os livros muito próximos dos olhos para ler;
  • Esfrega e pisca os olhos com frequência;
  • Não consegue enxergar objetos distantes;
  • Apresenta estrabismo.

Diagnóstico

O diagnóstico da miopia é feito por um médico oftalmologista. As queixas dos pacientes que sofrem de miopia são sempre muito parecidas: visão turva e dificuldade para enxergar ao longe costumam ser sintomas comuns.

Além da vivência do paciente, o oftalmologista também pode realizar alguns exames para detectar a miopia. Entre eles, temos: acuidade visual, pressão intraocular, de refração e de fundo de olho.

A miopia é uma doença ocular que, na grande maioria dos casos, é fácil de ser identificada e possui tratamentos igualmente tranquilos, como veremos a seguir.

A miopia está relacionada com outras doenças oculares?

Ao detectar a miopia, o oftalmologista realiza uma investigação mais profunda que pode apontar outros problemas de visão relacionados. Entre as doenças que podem acometer um indivíduo míope estão:

Degeneração da retina

A retina é uma área bastante frágil e suscetível a ficar mais fina com o passar do tempo. O afinamento pode ocorrer em todos os indivíduos, porém é mais comum nos portadores de miopia.

Ruptura da retina

A retina é frágil e o olho do indivíduo míope acaba ficando muito maior. Isso deixa a retina suscetível a possíveis rupturas. 

Descolamento de retina

O rasgo na retina pode evoluir para um descolamento. Essa é uma condição grave que, caso não acompanhada de perto por um oftalmologista, pode causar a perda total da visão.

Degeneração miópica

Essa doença ocular é mais comum em indivíduos com mais de 7 graus de miopia. Está relacionada ao crescimento do globo ocular.

Glaucoma

Pessoas com miopia têm duas vezes mais chances de desenvolver glaucoma, é o que diz um estudo americano publicado no periódico Ophthalmology. O glaucoma é uma doença assintomática que pode levar à perda total da visão. 

Tratamento

A miopia é uma doença ocular que não tem cura. Por meio do tratamento, o paciente consegue ter uma boa qualidade de vida e manter a boa saúde dos olhos. 

Os tratamentos disponíveis atualmente para miopia são óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa, esta última sendo realizada quando o grau já está estabilizado. 

É importante ressaltar que apenas um oftalmologista pode fazer o diagnóstico de miopia e prescrever o melhor tratamento para o paciente. 

E falando nisso, quando foi a última vez que você consultou com o oftalmologista? Consultas periódicas ajudam a manter a boa saúde dos olhos e evitar o desenvolvimento de doenças oculares. Agende agora mesmo uma consulta com um de nossos especialistas!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email