fbpx

Óculos de grau ou lentes de contato: qual a melhor opção?

Você sabe qual é a melhor opção entre o uso de óculos de grau ou lentes de contato? Acompanhe por aqui, os benefícios de cada um deles, e faça a sua escolha. Vamos lá?
óculos de grau e lentes de contato

Você também questiona-se sobre qual a melhor solução entre o uso de óculos de grau ou lentes de contato? Essa é uma dúvida bastante recorrente, principalmente para quem acabou de descobrir que precisará de algum recurso óptico para enxergar melhor.

Para início de conversa, é preciso compreender que diversos aspectos precisam ser considerados, principalmente, o estilo de vida e a necessidade de cada pessoa. Afinal, não é apenas a estética que influencia na decisão final.

Então, lembre-se: saber escolher qual é a melhor opção é fundamental para cuidar da saúde dos seus olhos e ter uma rotina mais tranquila e assertiva. Portanto, se você tem dúvidas sobre qual auxílio óptico usar, continue conosco que vamos te ajudar!

Entenda o que é o óculos de grau

Não há dúvidas que os óculos são a principal ferramenta para correção de ametropias (hipermetropia, miopia e astigmatismo), também para ajudar durante a presbiopia (dificuldade para enxergar de perto, normalmente após os 40 anos de idade).

Existem no mercado as lentes monofocais (com apenas um foco de visão, ou seja, corrigem ou longe, ou perto), as bifocais (apresenta uma linha de divisão na lente, separando o campo que corrige a visão de longe, do campo de perto) e as multifocais ou lentes progressivas (corrigem os campos de visão de longe, intermediário e perto, sem linha de demarcação na lente). Atualmente, as lentes multifocais são as mais indicadas devido ao grande uso da visão em distâncias intermediárias, como durante o uso de computadores.

Além disso, é possível escolher diversos tipos de materiais para a confecção das lentes dos óculos, como acrílico, trivex, policarbonato, resina e vidro. Estes materiais diferenciam a espessura final e a qualidade óptica das lentes.
Independentemente do tipo de óculos, você pode contar com o tratamento antirreflexo nas lentes, o qual bloqueia as luzes refletidas tanto na face anterior, como na face posterior das lentes, garantindo assim, maior conforto à visão.

Aqui, vale ressaltar que a escolha do tipo de lente e do material dos óculos, deve ser sempre orientada por um oftalmologista, para realmente resolver o seu problema de visão de acordo com sua necessidade diária e estilo de vida.

Vantagens do óculos de grau

Os óculos têm uma durabilidade maior quando comparados às lentes de contato. Além disso, a facilidade no uso também é uma vantagem que precisa ser considerada. Basta mantê-los sempre bem higienizados para conseguir enxergar, evitando assim, forçar a visão.

Além disso, os óculos se tornaram um acessório bastante estiloso. Hoje, existem vários formatos, desde os mais tradicionais e com cores neutras, até os mais despojados e com cores vibrantes. Então, certamente ficará muito fácil encontrar um modelo que seja adequado ao seu estilo e preferência.

Desvantagens do óculos de grau

Por outro lado, os óculos podem provocar uma perda funcional da visão periférica, como também distorção da imagem em casos de grau elevado, ou diferença significativa de grau entre os olhos. Além do mais, em dias de chuva e frio, ou até mesmo com o uso das máscaras, em virtude da pandemia, as lentes podem ficar embaçadas com facilidade.

Lentes de contato

As lentes de contato são ótimas opções para corrigir os seus problemas de visão de uma maneira mais prática e versátil. Elas costumam proporcionar ao usuário maior liberdade, uma vez que estão em contato direto com os olhos.
São indicadas para corrigir qualquer ametropia (tipo de grau dos olhos, como hipermetropia, miopia e astigmatismo).

O tipo e formato da lente deve ser escolhido de acordo com o seu problema de visão, a curvatura da sua córnea, presença ou não de alergia ou patologia ocular e, o mais importante, de acordo com a necessidade individual de cada paciente. Elas podem ser rígidas (feitas com materiais não flexíveis) ou gelatinosas (maleáveis).

Atenção!! As lentes de contato estão sempre em processo de melhoria, devido à isto, caso você não tenha tido uma boa experiência anterior com o uso das mesmas, não significa que não possa se beneficiar das lentes no futuro.
A escolha do material e do desenho das lente devem ser orientados pelo oftalmologista, de preferência, especialista em lentes de contato, pois somente ele conhece as suas necessidades e o que precisa ser feito para promover o benefício do uso de lentes de contato.

Vantagens da lente de contato

Uma das maiores diferenças entre os óculos de grau e lentes de contato é o ganho de campo visual, ou seja, da visão periférica. Se você costuma praticar esportes ou trabalha em movimento, a lente de contato é a opção mais adequada. Afinal, elas corrigem a sua visão sem que você se preocupe que o acessório caia no chão, quebre ou saia do lugar.

As lentes de contato costumam trazer um conforto maior aos usuários, pois elas se tornam mais naturais e, muitas vezes, você nem se recorda que precisa de um instrumento para enxergar melhor.

Há outras situações, como em indivíduos com córneas irregulares e Ceratocone, em que os óculos não proporcionam boa qualidade de visão devido à dispersão dos raios luminosos mas, as lentes, uma vez em contato com os olhos, regularizam a superfície da córnea, proporcionando excelente qualidade visual.

Desvantagens da lente de contato

As lentes de contato exigem um cuidado maior do que a utilização de óculos de grau. Afinal, é preciso ter disciplina com o seu manuseio, limpeza e armazenamento.

Como escolher a melhor opção entre óculos de grau ou lentes de contato

Como você acompanhou ao longo deste artigo, tanto os óculos de grau quanto as lentes de contato são ótimos recursos para te ajudar a enxergar melhor.

Cada uma dessas opções têm vantagens que precisam ser consideradas na hora da escolha. Por conta disso, muitos acabam optando pela utilização de ambos. Logo, não existe nenhum problema no revezamento entre estes dois recursos ópticos.

O nosso conselho é: na hora de pensar nos óculos de grau ou lentes de contato, siga as recomendações do seu oftalmologista. Afinal, ele avalia as suas reais necessidades, entende quais são os seus problemas e dificuldades, realiza os exames necessários e indica o auxilio óptico ideal para o seu caso, além de acompanhá-lo durante a adaptação. Isso porque, existem diversas empresas no mercado que confeccionam lentes e óculos, mas é importante avaliar se elas apresentam a procedência correta e utilizam os melhores materiais. Afinal, se os óculos ou as lentes não forem adequados, podem gerar desconforto.

E aí, gostou de aprender como fazer para escolher entre óculos de grau ou lentes de contato? Se sim, continue a leitura conhecendo mais sobre as lentes de contato e suas especificidades.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso website e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Donato Hospital de Olhos coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.