fbpx

Acidentes domésticos e cuidado com os olhos

Conheça os principais tipos de acidentes oculares e como preveni-los!
Acidentes domésticos e cuidado com os olhos

Acidentes oculares em casa são mais comuns do que se pode imaginar. E engana-se quem pensa que apenas as crianças e os idosos estão suscetíveis a se machucarem no ambiente doméstico – apesar de serem grupos mais propensos, jovens e adultos também podem facilmente acabar se ferindo. 

A seguir, vamos conhecer os principais acidentes domésticos que podem prejudicar a visão e o que pode ou não ser feito quando eles acontecem. Continue conosco e boa leitura!

3 principais tipos de acidentes oculares

Apesar dos olhos estarem protegidos pelas cavidades oculares, pálpebras e cílios, eles são muito sensíveis. Qualquer lesão na visão, por menor que seja, pode virar um grande problema. Por isso, é muito importante manter os olhos sempre protegidos e redobrar os cuidados, mesmo dentro de casa, para evitar acidentes oculares. 

Vamos conhecer agora os 3 principais tipos de acidentes oculares domésticos para que você possa evitá-los e, caso eles aconteçam, saiba como agir:

1. Queimadura

Existem dois tipos diferentes de queimaduras que podem acontecer em casa: a térmica e a química. 

Queimadura térmica

A queimadura térmica acontece quando algo muito quente ou muito frio entra em contato com os olhos. Água muito quente ou muito fria, isqueiros e panelas em cima dos fogões são algumas situações que causam queimaduras térmicas.

No caso de uma queimadura térmica é importante que o indivíduo procure auxílio oftalmológico o mais rápido possível para evitar danos permanentes na visão.

Queimadura química

A queimadura química acontece quando algum produto químico entra em contato com os olhos. Alguns exemplos: perfume, álcool, cloro de piscina, solventes, artigos de higiene pessoal, água sanitária, tintas, entre outros.

Em caso de queimadura química, os olhos devem ser lavados com água corrente em abundância. Fazer isso irá ajudar a retirar o excesso de produto. Em seguida, o indivíduo deve procurar um oftalmologista com urgência. 

2. Corpo estranho

São muitos os casos de pessoas que acabam com algum corpo estranho dentro dos olhos: cacos de vidro, farpas, pregos e galhos são apenas alguns exemplos.

A gravidade da lesão será determinada pelo tamanho e tipo de corpo estranho, local onde o olho foi atingido e também a velocidade do impacto.

Os cílios que, às vezes, acabam entrando nos olhos e causando incômodo também são considerados corpos estranhos, porém o dano causado por eles é praticamente nulo. 

Caso um corpo estranho acabe indo parar dentro do seu olho ou de algum familiar, jamais tente removê-lo. Quando são fragmentos pequenos (poeira, cílio ou areia, por exemplo), as lágrimas lubrificam o olho e acabam ajudando a retirá-lo. Em casos mais graves, o indicado é procurar ajuda médica imediatamente. 

3. Laceração, perfuração e contusão

Estes são acidentes oculares domésticos bastante comuns. A laceração e a perfuração são considerados mais graves, mas a contusão também pode causar problemas sérios.

A contusão ocorre quando um golpe é direcionado ao olho ou este sofre algum tipo de impacto: tapas, socos, acidentes de trânsito e intercorrências durante atividades físicas são exemplos de acidentes que causam contusão.  

Já a laceração e a perfuração ocorrem quando um objeto cortante (faca, lâmina ou tesoura, por exemplo) entra em contato com os olhos. Ataques de animais também podem perfurar ou lacerar os olhos.

Nas três situações o indicado é procurar ajuda médica imediata para evitar maiores e mais profundos danos à visão.

Previna os acidentes oculares domésticos

Todo cuidado ainda é pouco quando o assunto são os acidentes oculares domésticos. Entretanto, redobrar a atenção em alguns detalhes pode ajudar você a manter a saúde dos olhos intacta. Confira as dicas do Donato Hospital de Olhos:

  • Cuidado com o armazenamento de perfumes, principalmente os de spray, pois a criança pode direcionar sem querer o jato para os olhos;
  • Cuidado ao usar álcool líquido e/ou álcool em gel, pois muitos locais eles são armazenados na mesma altura dos olhos das crianças;
  • Fique atento caso uma criança ou idoso esteja caminhando com algum objeto na mão, principalmente os pontiagudos;
  • Deixe as panelas sempre tampadas e com o cabo virado para dentro do fogão;
  • Redobre o cuidado ao fazer alguma fritura ou manusear óleo quente;
  • Fique atento ao mexer com plantas espinhosas ou pontiagudas;
  • Deixe produtos de limpeza longe do alcance dos pequenos;
  • Tenha cuidado ao colocar as lentes de contato.

A importância do médico oftalmologista

Manter o cuidado com a saúde dos olhos é fundamental, porém acidentes oculares podem acontecer. Em qualquer tipo de situação grave como as listadas acima, é imprescindível que o indivíduo procure a ajuda de um oftalmologista o mais rápido possível.

Em alguns casos, a lesão pode não ser tão grave, porém a falta de atenção e cuidados pode transformá-la em um problema sério. 

Gostou de conhecer os principais tipos de acidentes domésticos oculares e como preveni-los? Se você tem interesse em saber mais sobre assuntos que envolvem a visão, continue nos acompanhando. Siga nossa página no Instagram!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email