A saúde dos olhos deve ser levada a sério. Ao ir em uma consulta oftalmológica, é importante que você encontre os profissionais certos, que deem suporte ao que você necessita.
Você conhece ou já ouviu falar no Donato? Referência nacional em sua área de atuação, o hospital de olhos, localizado na cidade mineira de Poços de Caldas, conta com profissionais qualificados em 10 diferentes especialidades.
A seguir, vamos conhecer as especializações que você encontra no Donato Hospital de Olhos. Boa leitura!
Catarata
A catarata é a doença ocular que mais acarreta perda de visão no mundo. No Donato Hospital de Olhos, você encontra oftalmologistas especializados nesta enfermidade que tem como principal característica deixar o cristalino opaco e acarretar na diminuição da qualidade da visão.
Os sintomas da catarata incluem visão embaçada, cansaço visual, diminuição do contraste de cores, dificuldade para ler e sensibilidade à luz.
O paciente deve ser avaliado por um especialista para que este possa fazer o diagnóstico correto da doença. Após, são discutidas as melhores formas de tratamento que, em alguns casos, inclui a cirurgia de catarata.
Lentes intraoculares usadas na cirurgia de catarata
As lentes intraoculares implantadas durante a cirurgia de catarata podem ser rígidas (mais básicas) ou flexíveis. Quanto maior a flexibilidade da lente, menor é a incisão no olho e, em muitos casos, inclusive, não há necessidade de pontos.
As lentes disponíveis no mercado, atualmente, podem ser monofocais, bifocais e trifocais em modelos tórica ou não-tórica. Vamos entender melhor o que estes termos significam:
1. Lente intraocular monofocal não-tórica
Este tipo de lente é indicado para pacientes com catarata, mas sem astigmatismo. O foco da cirurgia é melhorar a qualidade da visão para longe. Para perto, em muitos casos, ainda continua sendo necessário o uso de óculos de grau.
2. Lente intraocular monofocal tórica
É indicada para pacientes que possuem graus médios ou altos de astigmatismo. Por possuírem uma curvatura específica para corrigir a doença ocular, o paciente tende a não necessitar mais do uso de óculos de grau para longe. Entretanto, o uso de óculos para ver de perto ainda pode continuar.
3. Lente intraocular multifocal tórica
Este tipo de lente intraocular é mais moderna e tem a capacidade de corrigir o problema de visão tanto para perto quanto para longe. A sua indicação é para pacientes que possuem astigmatismo com grau médio e necessitam de correção de ambos os problemas (perto e longe). Em algumas situações, se o grau for muito alto, o uso de óculos ainda pode ser necessário.
4. Lente intraocular multifocal não-tórica
Este tipo de lente é indicado para pacientes com dificuldade para enxergar de perto e de longe e que possuem astigmatismo em grau baixo. Em algumas situações, não será possível se desfazer do óculos de grau.
5. Lente intraocular multifocal acomodativa
Esta lente é similar a anatomia natural do cristalino e, por isso, se acomoda de forma mais fácil na superfície do olho. As lentes adaptam-se aos movimentos dos olhos e podem ajudar a melhorar o foco do paciente tanto para perto quanto para longe.
Ceratocone
O ceratocone é uma doença ocular que geralmente se manifesta no indivíduo entre os 10 e 35 anos. Ela pode evoluir até os 40 anos ou estabilizar-se com o tempo.
Quanto antes o oftalmologista fizer o diagnóstico de ceratocone, antes o paciente poderá se submeter ao tratamento.
Tratamentos para o ceratocone
Existem diferentes formas de tratamento para o ceratocone que podem melhorar a qualidade de vida do paciente dependendo do grau de evolução da doença.
O uso de óculos de grau e lentes de contato, considerados por muitos como tipos de tratamentos, são apenas auxílios para que o paciente consiga enxergar melhor. Efetivamente, existem 3 formas de tratar o ceratocone:
1. Crosslinking
O crosslinking consiste em raspar a superfície da córnea e aplicar um colírio à base de vitamina B2 e um feixe de luz violeta. A córnea fica mais rígida e é possível estabilizar o ceratocone em até 90% dos casos.
2. Anel de Ferrara
O anel de ferrara, feito em acrílico, é implantado no olho com o objetivo de remodelar a córnea e o paciente poder enxergar melhor.
3. Transplante de córnea
Apesar de dificilmente levar à perda total da visão, o ceratocone pode contribuir para uma baixa irreversível da capacidade de enxergar. Em casos graves, os médicos indicam o transplante de córnea. Contudo, o paciente precisa estar ciente que este é um procedimento muito mais invasivo se comparado aos anteriores e existe o risco de rejeição.
Cirurgia refrativa
A cirurgia refrativa é um procedimento seguro que visa a reabilitação visual por meio do laser. Ela ajusta a curvatura da córnea modelando-a para corrigir erros refrativos, como: miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Conforme estimativa da Academia Americana de Oftalmologia (AAO), até 2050 metade da população mundial terá miopia, condição esta que, dependendo do caso, pode ser resolvida com a cirurgia refrativa.
Cirurgia refrativa LASIK
Mais moderna, a cirurgia refrativa LASIK é indicada para pacientes com miopia entre 4 e 9 graus, dependendo da espessura da curvatura da córnea. É aplicado um laser na camada mais interna da córnea que irá modificar o seu formato para correção do problema.
Cirurgia refrativa TRANS PRK
A cirurgia refrativa TRANS PRK é indicada para tratar miopia, hipermetropia e astigmatismo. Apesar de similar à LASIK, a técnica para modificar o formato da córnea na TRANS PRK é diferente.
Córnea e superfície ocular
São muitas as doenças que podem prejudicar a córnea e a superfície ocular. Entre as principais, temos:
- Alergia ocular
- Blefarite
- Ceratite
- Ceratocone
- Conjuntivite
- Distrofias corneanas
- Erros refrativos
- Pterígio
- Síndrome do olho seco
- Tumor da conjuntiva e da córnea
- Úlcera da córnea
No Donato você encontra profissionais especializados em diagnosticar doenças da córnea ou superfície ocular, além de contar com os melhores tratamentos.
Estrabismo
O estrabismo é o desalinhamento dos olhos. Ele pode ser corrigido com o uso de óculos ou cirurgia. Em alguns casos, é indicada a aplicação de toxina botulínica.
Glaucoma
O glaucoma é causado pela pressão no interior dos olhos, que pode destruir gradativamente os fios do nervo óptico, elementos responsáveis por transmitir as imagens para o cérebro.
Por conta desses danos, a capacidade de enxergar fica comprometida, e, se não tratado corretamente, pode levar à perda de visão de forma irreversível. Existem quatro tipos de glaucoma: agudo, crônico, congênito e secundário. Conheça os especialistas em glaucoma do Donato.
Tratamento para o glaucoma
Existem 3 diferentes formas de tratar o glaucoma:
- Iridotomia ou iridectomia yag laser: indicado para casos de glaucoma agudo, o tratamento consiste na aplicação de um laser que rompe o bloqueio pupilar, eliminando a diferença de pressão da câmara anterior com a posterior e causando a abertura do ângulo da visão;
- Iridoplastia yag laser: quando a iridotomia não é efetiva, este é o próximo tratamento indicado. Consiste em uma aplicação de disparos de laser na íris para provocar a sua contração e consequentemente abrindo o ângulo camerular;
- Trabeculectomia: indicado para controlar a pressão intraocular, consiste na criação de uma bolsa de drenagem do humor aquoso até a conjuntiva onde é absorvido.
Lentes de contato
As lentes de contato são utilizadas para correção de problemas ópticos. No Donato você encontra oftalmologistas especializados em lentes de contato que, após avaliação, indicarão o melhor tipo de lente para o seu caso.
Existem 6 tipos de lentes de contato disponíveis atualmente:
- Rígidas: apesar do nome, as lentes de contato rígidas são bastante confortáveis. Elas têm uma durabilidade maior e são resistentes à bactérias;
- Gelatinosas: mais finas que as rígidas, apresentam maior quantidade de água em sua composição, o que as torna permeáveis ao oxigênio;
- Tóricas: disponíveis nos modelos rígido e gelatinoso, apresentam curvatura maior e em diferentes ângulos;
- Multifocais: indicadas para quem precisa de foco em mais de uma distância. Proporciona ótima visão a curta, média e longa distância, com transição suave e sem sobreposição de imagem;
- Terapêuticas: próprias para quem passou por cirurgias ou outros procedimentos nos olhos. Costumam ser gelatinosas e exigem constante supervisão médica;
- Estéticas: disponíveis no formato gelatinoso, são indicadas para quem deseja um olhar mais profundo ou de cor diferente da natural.
Oftalmopediatria
Seu filho tem problemas de visão? A Oftalmopediatria é a especialidade capaz de diagnosticar doenças, distúrbios e, inclusive, tumores nos olhos dos pequenos.
Os principais problemas encontrados infantis:
- Erro refrativo
- Estrabismo
- Olho preguiçoso
- Glaucoma congênito
- Catarata Congênita
- Retinoblastoma
- Leucocoria
Plástica ocular e Estética
Envelhecer é um processo natural e inevitável. Seja pela ação do tempo, seja por fatores ambientais, como a exposição ao sol. Boa parte desses efeitos se vê na pele, que perde a elasticidade. Assim, a plástica ocular surge como um excelente recurso para renovar a autoestima.
Procedimentos de plástica ocular e estética que você encontra no Donato Hospital de Olhos:
- Toxina botulínica;
- Reposicionamento dos supercílios;
- Fios de sustentação facial;
- Preenchimento com ácido hialurônico;
- Blefaroplastia;
- Lacrimejamento excessivo;
- Entrópio;
- Ectrópio.
Retina
A retina é uma camada de células responsáveis por traduzir as ondas luminosas que chegam ao olho em imagens. Localizada na parte de trás do globo ocular, a retina é bastante fina e insubstituível, fazendo com que qualquer dano seja irreversível.
Grande parte dos danos causados à retina ocorrem por obstrução nos vasos sanguíneos dos olhos, exigindo procedimentos cirúrgicos, como:
Fotocoagulação a laser
Consiste na aplicação de um feixe de alta potência do laser para cauterizar pequenos vasos sanguíneos, inibir o crescimento de novos vasos sanguíneos e aumentar a aderência entre a retina e a coróide para evitar o seu descolamento.
É indicado para tratamento da retinopatia diabética, obstruções venosas e roturas ou rasgaduras da retina, entre outras.
Injeções intravítreas
É uma das técnicas mais utilizadas e eficazes para o tratamento de diversas doenças da retina. Consiste na aplicação de medicamentos dentro do olho do paciente. O procedimento é realizado em centro cirúrgico, sob anestesia local ou tópica, por colírios anestésicos.
Vitrectomia
É um procedimento cirúrgico que faz a remoção do vítreo, gel fluido que preenche o interior do olho. Com esta cirurgia é possível tratar diversas doenças oculares da retina e do vítreo como o descolamento da retina, hemorragia vítrea, retinopatia diabética, acidentes contusos ou perfurantes do globo ocular, entre outras.
Agende uma consulta
Para manter a boa saúde dos olhos é essencial consultar periodicamente com um oftalmologista. Em alguns casos, entretanto, é preciso visitar um especialista em determinada doença ocular. No Donato Hospital de Olhos, você encontra um corpo clínico formado por especialistas do ramo. Agende agora mesmo uma consulta!