ESPECIALIDADE
Catarata

A catarata é a opacificação do cristalino (lente natural do olho), acarretando embaçamento e diminuição na qualidade de visão. A maior causa da catarata é a idade (Catarata Senil), geralmente aparecendo após os 60 anos de idade. É considerada pela Organização Mundial de Saúde como a principal causa de cegueira reversível do mundo.
Tratamentos
Após a realização da cirurgia de catarata, costuma ocorrer em grande percentual de pacientes a opacificação da membrana na qual se apoia a lente intraocular. Esta perda de transparência irá acarretar uma redução da qualidade e quantidade de visão, e pode ocorrer durante meses ou até mesmo anos após a cirurgia. O tratamento é indolor, feito ambulatorialmente com o uso de colírio anestésico após a dilatação da pupila.
A catarata é o cristalino (lente natural do olho) que perdeu sua transparência e impede total ou parcialmente os raios de luz de chegarem à retina, prejudicando a visão. A catarata congênita e as de desenvolvimento infanto-juvenil se apresentam do nascimento até os 10 anos de idade.
Tratamento
São passíveis de tratamento, dependendo do momento do diagnóstico. O tratamento, na maioria das vezes, é cirúrgico e deve ser realizado nos primeiros meses de vida.
O único tratamento da catarata é cirúrgico, com a substituição do cristalino opacificado (catarata) por uma lente artificial intraocular, devolvendo a transparência à visão.
Técnica Cirúrgica
A cirurgia de catarata é realizada sob anestesia tópica (colírio) na maioria dos casos, ou sob anestesia local. Basicamente, o procedimento ocorre em três etapas:
1) Microincisão: incisão de 2.2 mm. A importância da incisão pequena se deve ao fato de, quanto menor ela for, mais rápidos serão a recuperação e o retorno às atividades diárias. Não é necessária a realização de suturas (pontos) para o fechamento e cicatrização;
2) Aspiração da catarata: a catarata é fragmentada e aspirada através do aparelho de Facoemulsificador Centurion;
3) Implante da lente intraocular.
Padrão de Qualidade Instituto Donato
O Instituto Donato Oftalmologia conta com cirurgiões experientes e especializados nas técnicas mais modernas para a realização da cirurgia. Aliado a isso, possui equipamentos de última geração que agregam uma maior segurança ao procedimento:
1) Microscópio Leica M822: Tecnologia alemã que permite uma melhor visualização das estruturas oculares durante a cirurgia.
2) Facoemulsificador Centurion: Tecnologia americana que utiliza a emulsificação (fragmentação e aspiração) da catarata. Lançado recentemente com dispositivo de controle automatizado que deixa a cirurgia mais ágil e segura.
3) Sistemas de Esterilização (Autoclave): Marca TUTTNAUER, líder de mercado em esterilização há 90 anos.
Lentes Intraoculares
As técnicas modernas de microincisão sempre necessitam de uma lente dobrável, que hoje em dia é inserida por incisão de 2.2 mm. Possuem filtros aos raios ultravioleta, que protegem a retina do envelhecimento precoce (degeneração macular).
1) Lentes Monofocais:
Essas lentes podem ser:
Esférica: Lentes com óptica normal (mais simples), calculadas para a correção (diminuição) do grau para longe.
Asféricas: Também corrigem (diminuem) o grau de longe, porém não possuem aberrações na sua periferia, melhorando muito a qualidade de visão, principalmente à visão noturna e nitidez, se comparadas às lentes esféricas.
Tórica: possuem a tecnologia para corrigir o astigmatismo corneano, diminuindo a dependência dos óculos de longe.
2) Lente Trifocal (Multifocal):
São lentes que corrigem a visão de longe, intermediária e perto. Elas que fornecem a maior independência de óculos. Em torno de 5% dos casos pode precisar de óculos para potencializar a visão em algumas situações do cotidiano.
3) Lente Trifocal (Multifocal) Tórica:
Possui as mesmas características da lente acima, porém é indicada em pacientes que apresentem astigmatismo corneano associado.
Médicos especialistas

Dr. Bruno Guimarães Donato
CRM-MG: 45.013 | RQE: 25.762
ESPECIALISTA EM CATARATA

Dr. Eduardo Rezende Donato
CRM-MG: 65.533 | RQE: 38.982
ESPECIALISTA EM CATARATA

Dr. Geraldo das Neves Filho
CRM-MG: 13.809 | RQE: 7.929
ESPECIALISTA EM GLAUCOMA, CATARATA, CERATOCONE, PLÁSTICA OCULAR E ESTÉTICA

Dr. Geraldo Lustosa Neves
CRM-MG: 75.578 | RQE: 41.314
ESPECIALISTA EM CIRUGIA REFRATIVA, CATARATA, CERATOCONE, CÓRNEA E SUPERFÍCIE OCULAR
ATENDIMENTO
Seg – Sex: 08h às 18h
(35) 3697-1999
Ligação gratuita
(35) 98413-1999