Glaucoma

Glaucoma

Quando vemos um objeto, a imagem é transmitida do olho ao cérebro através do nervo óptico, o qual funciona como um cabo elétrico, contendo cerca de um milhão de “fios” que conduzem a mensagem visual central e periférica. O glaucoma pode destruir gradativamente esses “fios elétricos”, causando pontos cegos na área de visão. Se todo o nervo óptico for destruído, ocorrerá uma cegueira definitiva.

Tratamentos

O tratamento é, na maioria das vezes, clínico (à base de colírios). Também podem ser realizadas aplicações de laser e cirurgia anti-glaucomatosa. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais eficaz o tratamento, para impedir a perda da visão.

O glaucoma pode se apresentar com aumento das dimensões oculares, podendo ser motivo de admiração e orgulho por parte de pais que, devido à desinformação, acreditam ter uma criança com olhos grandes e bonitos.

Sintomas

Os sintomas clássicos descritos no glaucoma congênito envolvem fotofobia (dificuldade de olhar para luz), causando irritação e piscar exagerado, lacrimejamento e blefaroespasmo (fechamento forçado das pálpebras). As alterações notadas podem incluir perda do brilho da córnea, opacidade ou aumento das dimensões oculares.

Tratamento

Muitas vezes precisa tratamento cirúrgico e de tratamento com colírios.

Rompe com o bloqueio pupilar, permitindo a passagem do aquoso por uma via alternativa, que elimina o diferencial de pressão entre as câmaras anterior e posterior. Com isso, a íris perde a sua configuração convexa afastando-se da malha trabecular, resultado na abertura parcial ou total do ângulo.

A iridoplastia periférica com laser de argônio é um tratamento que visa a abertura do ângulo nos casos em que a iridotomia periférica a laser não foi possível ou não foi eficaz. O procedimento consiste na aplicação de disparos na extrema periferia da íris, de forma a promover sua contratação e afastamento da malha trabecular.

Médicos especialistas

4

Dra. Cynthia Luciana Volpato

CRM-MG: 56.408 | RQE: 29.446

ESPECIALISTA EM GLAUCOMA

16

Dra. Débora Silva Melo

CRM-MG: 76.267 | RQE: 42.136

ESPECIALISTA EM GLAUCOMA

12

Dr. Geraldo das Neves Filho

CRM-MG: 13.809 | RQE: 7.929

ESPECIALISTA EM GLAUCOMA, CATARATA, PLÁSTICA OCULAR E ESTÉTICA

ATENDIMENTO

Seg – Sex: 08h às 18h

LIGUE PARA NÓS

(35) 3697-1999

LIGAMOS PARA VOCÊ

Ligação gratuita

ENVIE UMA MENSAGEM

(35) 9 9277-0116