O diabetes pode afetar de forma perigosa os olhos e, em casos onde a doença está descompensada, levar à completa perda da visão. Muitos pacientes, infelizmente, não sabem que estão doentes ou preferem negligenciar a enfermidade. Para os olhos, esta decisão é uma das piores que poderiam ser tomadas.
O Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, possui 16,8 milhões de pacientes diabéticos entre 20 e 79 anos, sendo o 5º colocado entre os países com mais casos da doença. A estimativa é que até 2030 este número chegue a 21,5 milhões.
O que poucos destes pacientes sabem é que a perda total da visão é uma das complicações mais comuns do diabetes. A seguir, vamos entender quais doenças oculares podem ser desencadeadas pelo diabetes, os tratamentos disponíveis e a importância das consultas regulares. Vamos lá? Boa leitura!
Como o diabetes prejudica a visão: principais complicações
O diabetes pode causar diversos sintomas nos pacientes, incluindo vista embaçada e dores constantes nos olhos. Quando o açúcar no sangue fica descontrolado, ele pode desencadear sérias e prejudiciais doenças. Vamos conferir algumas enfermidades oculares comuns em pacientes diabéticos:
Retinopatia diabética
Com o aumento dos níveis de glicose no sangue, os vasos da retina vão se fechando até que o fluxo de oxigênio que vai para as células seja totalmente interrompido. A visão embaçada é um dos principais sintomas iniciais desta doença ocular.
Conforme a retinopatia diabética vai piorando, os problemas de visão tornam-se mais sérios e podem chegar ao edema macular diabético.
Edema macular diabético
O edema macular diabético é uma consequência do agravamento da retinopatia diabética. Ele é desencadeado quando o líquido que está no vaso acaba vazando e se acumulando próximo da mácula. Quando o edema está formado, ele precisa ser tratado de imediato a fim de evitar a perda total e irreversível da visão.
Glaucoma
O glaucoma afeta diretamente o nervo óptico e a sua principal causa é o aumento da pressão intraocular. No início, a doença ocular não apresenta sintomas. Conforme vai evoluindo, afeta a visão periférica e o paciente passa a enxergar apenas objetos e pessoas que estejam na sua frente.
De acordo com a Sociedade Americana de Diabetes, pacientes diagnosticados com diabetes do tipo 2 (casos em que o organismo desenvolveu resistência à insulina) são 40% mais propensos a ter glaucoma. Entretanto, é importante que todos os indivíduos com diabetes façam acompanhamento.
Existem diferentes tratamentos para o glaucoma, mas ele não tem cura. Mesmo controlando o açúcar no sangue, se o glaucoma estiver instalado, ele não vai mais embora.
Catarata
Engana-se quem pensa que a catarata é uma doença ocular exclusiva de pessoas acima dos 60 anos. Ela atinge o cristalino (lentes naturais dos olhos) e os principais sintomas são visão cinzenta e embaçada. Quando o indivíduo tem excesso de açúcar no sangue, esse fator traz alterações ao cristalino, deixando-o com perda na transparência.
Alguns pacientes diabéticos são mais propensos a desenvolver a catarata. São eles:
- Pessoas com mais idade no momento da descoberta do diabetes;
- Diabetes com tempo de duração maior (mais anos do diagnóstico);
- Presença de retinopatia diabética em estado avançado;
- Falta de controle metabólico;
- Diabetes do tipo 1.
Por ser uma doença ocular de progressão lenta, a catarata é apenas descoberta quando o paciente é submetido a um exame oftalmológico completo, incluindo o exame de fundo de olho.
Importância de controlar os níveis de glicose no sangue
O diagnóstico do diabetes deve ser levado à sério pelos pacientes. Além de uma alimentação saudável e a ingestão dos medicamentos recomendados, é importante que o indivíduo esteja atento aos níveis de glicose no sangue e visite regularmente o médico.
Quando o diabetes está descompensado, ele pode causar a insuficiência de órgãos, a amputação de membros e a perda total da visão. Por isso, é de extrema importância manter a doença sob controle.
Mantenha o diabetes em dia e proteja a visão: visite o médico regularmente
Manter visitas regulares ao endocrinologista, médico especialista na orientação, controle e tratamento de pacientes com diabetes, é a melhor forma de manter o controle da doença. Com os níveis de açúcar estabilizados, diminuem os riscos do surgimento de enfermidades oculares e perda de visão.
Além do endocrinologista, pacientes com diabetes devem manter consultas regulares com o oftalmologista, já que a doença afeta diretamente a saúde da visão.
Não deixe para amanhã os cuidados com os olhos. Agende agora mesmo uma consulta com os especialistas do Donato Hospital de Olhos e dê a sua visão os cuidados que ela merece!