fbpx

Conheça os tratamentos para glaucoma

tratamentos para glaucoma

O glaucoma é uma doença silenciosa, lenta e progressiva. Não apresenta sinais ou sintomas, alguns pacientes passam a sentir perda da visão quando já estão em um grau bem avançado.

Devido ao desconhecimento, grande parte da população que sofre com a doença não inicia o tratamento precocemente o que muitas vezes faz com que a doença progrida levando a cegueira irreversível.

Embora não tenha cura, o glaucoma pode ser tratado e controlado — principalmente quando o diagnóstico é feito no estágio inicial da doença.

Neste artigo, você vai conhecer alguns dos tratamentos mais utilizados para controlar a patologia. Vamos conhecê-los?!

Tratamento clínico

Os colírios são usados para redução da pressão intraocular.

Procedimentos cirúrgicos a laser

Iridotomia ou iridectomia com yag laser

Também chamado de iridotomia ou iridectomia periférica, o procedimento cirúrgico consiste em fazer um furo na periferia da íris com laser de yag. Seu objetivo é prevenir o surgimento do glaucoma de ângulo fechado. Embora mais raro, o glaucoma de ângulo fechado é uma emergência médica, que causa o aumento da pressão intraocular.

Iridoplastia ou gonioplastia yag laser

Realizada nos casos de síndrome de íris em platô (condição médica do olho resultante do deslocamento anterior da íris periférica pelo corpo ciliar, causando glaucoma de ângulo fechado).

Trabeculoplastia seletiva

Realizado através do laser de argônio é usado para melhorar a drenagem através da rede trabecular do olho, da qual o humor aquoso drena reduzindo a pressão intraocular

Tratamento cirúrgico

Trabeculectomia

Da mesma forma que as anteriores, a trabeculectomia é uma cirurgia para diminuir a pressão intraocular. Para isso, o cirurgião cria um óstio, ou seja, um canal alternativo para escoamento do humor aquoso.

O glaucoma deixa sequelas graves, mas é possível contê-lo e ter uma vida saudável. No entanto, é preciso ter acompanhamento médico constante. Por isso, faça seu tratamento sempre com especialistas.

Se você sofre com glaucoma, tem histórico familiar ou vem percebendo que a visão está um pouco embaçada, entre em contato com o Donato Hospital de Olhos.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso website e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Donato Hospital de Olhos coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.