fbpx

6 mitos e verdades sobre saúde ocular

O cuidado com os olhos sempre foi envolto em muitas lendas. Mas saber as informações corretas é fundamental para prevenir-se. Por isso, confira 6 mitos e verdades com relação à saúde ocular!
mulher lendo sobre saúde ocular

A saúde ocular é muito importante, mas também negligenciada. Há muitos boatos e lendas que são passadas de pai para filho: olhar para o ventilador causa estrabismo ou comer formiga faz bem para os olhos, por exemplo. Mas o que é verdade e o que é mito em relação à visão?

A informação é um remédio poderoso — inclusive para seus olhos. Neste texto, você vai entender o que é mito e o que é verdade com relação à saúde ocular. Confira:

1. Óculos escuros realmente protegem a visão

Verdade, mas só se oferecerem proteção ultravioleta (UV).

Além de acessórios estéticos, os óculos escuros protegem os olhos da ação dos raios ultravioleta — que, quando não bloqueados, podem causar diversos problemas, como:

  • pterígio: crescimento de uma  pele (membrana) sobre a córnea (lente mais externa do olho);
  • fotoceratite: queimadura solar na córnea . Pode causar irritação e perda temporária da visão;
  • catarata: causa envelhecimento precoce (embaçamento) do cristalino (a “lente” interna do olho), que levam à falta de foco e visão embaçada;
  • carcinoma ocular: tipo de câncer que tem a exposição solar constante (por horas) como uma de suas causas.

O problema é que, os óculos sem a proteção UV, os danos podem ser ainda maiores. Isso ocorre porque as lentes escuras dos óculos solar faz com que a pupila se dilate, aumentando a quantidade de radiação ultravioleta que atinge os olhos e causando os danos acima descritos.

Ao comprar seus óculos escuros, vá a uma loja credenciada e de confiança e confira se ele possui filtros aos raios UV (filtro UV 400).

2. Usar colírio continuamente faz bem aos olhos

Mito. O colírio é um medicamento, portanto precisa ser usado com indicação e orientação médica. Seu uso é limitado a situações específicas.

Os lubrificantes (hidratantes oftalmológicos) não são medicações, por isso você pode usar com mais frequência. Mas os que têm corticoide em sua composição podem causar até catarata e  glaucoma (pressão alta nos olhos) quando usados além do indicado pelo oftalmologista.

Portanto, independente do colírio, vá frequentemente ao oftalmologista para ele indicar quais são indicados para o seu caso e por quanto tempo pode ser usado com segurança.

3. Telas de celular e computador prejudicam a saúde ocular

Verdade. E existem vários motivos por trás disso.

Durante a pandemia, as pessoas passaram mais tempo diante das telas. Em pesquisa, muitas relataram sofrer com a piora na visão em 2020. Olhar para uma tela por muito tempo também pode causar fadiga e olhos secos.

Olhos ressecam, pois, a interação com a tela reduz a quantidade de vezes que piscamos. Com isso reduz a lubrificação dos olhos e no final do dia gera vermelhidão ocular associado a sensação de areia e desconforto.

Outro fator importante é a distância entre tela e usuário. Quando olhamos um objeto muito próximo, os músculos ciliares (minúsculas estruturas intraoculares) se contraem. Esse movimento muda o formato das lentes dentro dos olhos, focalizando a imagem. Mas todo músculo precisa de contração e relaxamento. Portanto, aparelhos muito próximos podem sobrecarregar continuamente essa musculatura gerando dores de cabeça e cansaço visual.

Por fim, olhar por muito tempo para algo que está próximo (celular ou computador) pode causar miopia, conforme estudos científicos recentes comprovaram.

Para evitar esse problema, faça um exercício: a cada 45-60 minutos olhando para algo próximo, olhe para um ponto específico que esteja a 6 m de distância por 20 a 40 segundos. Além disso, mantenha a tela de 60 a 75 cm de distância dos olhos.

4. Tersol é contagiosa  

Mito. O tersol (hordéolo) é uma inflamação/infecção não contagiosa das glândulas da pálpebra, que geralmente é iniciada pela obstrução das glândulas com posterior infecção bacteriana.  

É mais comum em indivíduos com pele oleosa e que sofrem com seborreia. Porém pode ocorrer em qualquer pessoa.  Esta patologia não é contagiosa e deve-se realizar uma avaliação oftalmológica para uma conduta correta.

5. Ar-condicionado pode causar olho seco

Sim. Além de resfriar o local, o ar condicionado tira a umidade do ar, já que o ar frio é menos úmido. Consequentemente, as lágrimas evaporam mais rápido e os olhos perdem lubrificação. 

Além disso, quando o ar-condicionado não é limpo frequentemente, pode liberar micro-organismos e corpos estranhos que podem causar outros problemas, inclusive irritações e alergias.

Mas esses problemas só acontecem com pessoas que são expostas ao ar-condicionado por longos períodos ou pessoas que já possuem olho seco por baixa produção ou má qualidade da lágrima.

6. Ler no escuro faz mal para a visão

Mito. No entanto, as pupilas se dilatam para aumentar a entrada de luz e, assim, facilitar a leitura. No entanto, essa ação reduz a profundidade de foco, pois não há muito contraste entre a leitura e o ambiente.

Com isso, o indivíduo pode sentir fadiga ocular, dores de cabeça e outros sintomas, temporariamente — principalmente se ele tiver algum tipo de graus nos olhos (miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo).

Viu como é importante entender os mitos e verdades sobre a saúde ocular? Então, não deixe os cuidados para depois: agende sua consulta no Donato Hospital de Olhos!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso website e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Donato Hospital de Olhos coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.