fbpx

Como usar colírio da forma correta

mulher pingando colírio

Você sabia que 9 em cada 10 pessoas não sabem aplicar o colírio corretamente? Um estudo feito com 70 pacientes diagnosticados com glaucoma em estágio inicial mostrou que apenas 6 deles conseguiram aplicar o medicamento corretamente. O problema é que o erro na aplicação inviabiliza todo o tratamento.

O colírio é um medicamento, portanto só pode ser receitado por um oftalmologista. Neste texto, você vai entender como aplicá-lo da maneira correta. Confira:

Como utilizar o colírio corretamente?

Veja o passo a passo para fazer a aplicação do medicamento da melhor maneira:

Antes da aplicação

• lave bem as mãos para evitar contaminação;
• se você utiliza lentes de contato, retire-as e recoloque-as 15 minutos após o uso do colírio;
• não coloque as mãos na parte do bico dosador.

Durante a aplicação

• incline a cabeça para trás e olhe para cima. Gentilmente puxe a pálpebra inferior com o dedo indicador e segure o frasco de colírio com a outra mão;
• pingue o colírio sem encostar o bico dosador no rosto. Mire o saco conjuntival;
• aplique apenas o número de gotas prescritas pelo oftalmologista (normalmente, apenas uma gota é o suficiente).

Após a aplicação

• feche os olhos por 1 a 2 minutos, sem apertá-los;
• se preferir, comprima gentilmente o saco lacrimal (no canto interno dos olhos) durante 1 minuto. Esse movimento reduz os efeitos colaterais do medicamento;
• não esfregue os olhos;
• feche o frasco imediatamente após a aplicação;
• se você utiliza mais de um colírio, espere 10 minutos entre uma aplicação e outra. Senão, parte do efeito do primeiro medicamento se perderá, pois ele será “lavado” pelo segundo.

É importante que você tenha um horário fixo para aplicar seu colírio. O glaucoma, por exemplo, é controlado pela regularidade no uso do medicamento.

Quais são os diferentes tipos de colírios?

O colírio é um medicamento com diversas funcionalidades. Conheça seus tipos:

Anestésico

É o tipo utilizado antes de cirurgias oculares, pois diminui a sensibilidade e alivia a dor. Normalmente usado apenas por oftalmologista, na prática clínica e cirúrgica.

Antibiótico

Grande parte dos antibióticos está associada aos anti-inflamatórios, já que eles também auxiliam na redução das inflamações, lacrimejamento e desconforto.

No entanto, os antibióticos são receitados para tratar infecções bacterianas, como certos tipos de conjuntivites e outras infecções oculares. Há necessidade de receita médica para a compra deste medicamento, com retenção da mesma pela farmácia.

Antialérgico

É utilizado para aliviar os sintomas da conjuntivite alérgica, como coceira, edema, irritação e lacrimejamento.

Anti-inflamatório

É indicado para o pós-cirúrgico ou para tratar determinadas patologias, como conjuntivite viral ou crônica e ceratite (inflamação na córnea).

Descongestionante

Também conhecido como colírio vasoconstritor, o descongestionante lubrifica e alivia irritações e vermelhidão causadas por resfriados, rinite, poeira, fumaça, lentes de contato rígidas, sol, corpos estranhos, água do mar e cloro. Não é aconselhado seu uso de forma crônica.

Lubrificante

Bem versátil, o colírio lubrificante é o tipo ideal para aliviar os sintomas da síndrome do olho seco (quando o olho não produz lágrimas suficientes para manter a umidade ocular). Além disso, também alivia os sintomas causados pela poluição, poeira e exposição ao ar condicionado, como irritação, ardor e coceira.

Por fim, também é ótimo para quem utiliza lentes de contato e se incomoda com secura nos olhos.

Colírio para glaucoma

O colírio para glaucoma é o principal medicamento para tratar a patologia. Tem como objetivo reduzir a pressão intra-ocular e, consequentemente, evitar a perda da visão. Deve ser usado todos os dias, no mesmo horário.

Aprendeu como usar os colírios de forma correta? Para aprender mais sobre a saúde dos olhos, continue acompanhando o blog do Donato Hospital de Olhos!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso website e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Donato Hospital de Olhos coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.