A catarata é a doença que ocorre pelo envelhecimento do olho. O cristalino, lente natural dos nossos olhos, vai perdendo sua transparência e tornando-se opaca, causando visão embaçada, sensibilidade à luz, dificuldade para ler e dirigir, cansaço visual e, quando em casos avançados, pode levar a perda de visão.
O único tratamento para a doença é a cirurgia, que não só evita o avanço da catarata, como também é capaz de reverter o que já foi perdido.
Para quem nunca passou por um procedimento do tipo, muitas dúvidas podem surgir. No entanto, saiba que a cirurgia de remoção da catarata é uma das mais seguras do mundo. Entenda como ocorre a cirurgia a seguir.
Como é feita a cirurgia de catarata?
A patologia causa opacidade no cristalino, a lente natural dos nossos olhos. É por isso que a visão do paciente fica embaçada e pode chegar à perda total. Então, o objetivo da cirurgia é remover esse cristalino danificado e substituí-lo por uma lente artificial e brilhante. Para isso, é feita uma técnica chamada facoemulsificação.
Utilizando uma espécie de caneta de ultrassom, o cirurgião faz microincisões de 2.2 mm na esclera (parte branca do olho) ou na córnea clara (logo acima da área onde a córnea encontra a esclera). Em seguida, ele fraciona a catarata em partículas microscópicas e aspira os fragmentos da doença utilizando o facoemulsificador Centurion. A energia ultrassônica permite tanto a destruição quanto a aspiração do cristalino opaco. Depois, basta implantar a lente intraocular.
A cirurgia é rápida e indolor, feita sob anestesia tópica (colírio) na maioria dos casos, ou sob anestesia local.
Como é o pré-operatório da cirurgia de catarata?
Veja como se preparar para o procedimento:
- tire dois dias de folga antes da cirurgia e um dia de pós-operatório;
- esclareça todas as suas dúvidas com o médico para passar pelo procedimento com tranquilidade;
- se você usa medicamentos de uso contínuo, informe ao médico. Ele vai orientar sobre o uso antes e após a cirurgia;
- tome banho e lave os cabelos na véspera ou logo antes de sair para o procedimento;
- compareça ao hospital com um acompanhante.
E o pós-operatório?
O pós-cirúrgico é mais tranquilo do que se imagina. O paciente não precisa mais usar um tampão por cima do olho operado, por exemplo. Veja algumas orientações;
- no dia seguinte, o cirurgião irá examinar o olho operado;
- tenha o auxílio de um acompanhante para ajudar na condução e pegar medicamentos pós-operatórios;
- faça repouso e evite movimentos bruscos;
- siga a prescrição dos colírios regularmente e obedeça às recomendações médicas;
- não aperte ou esfregue os olhos;
- use óculos de sol em ambientes com muita luz;
- não pegue pesos nem mergulhe no mar ou piscina por, pelo menos, um mês;
- evite maquiagem e protetor solar pelos próximos dez dias;
O que são lentes intraoculares?
Lentes intraoculares são aquelas utilizadas durante a cirurgia de catarata, que vão devolver a qualidade de vida do paciente. Quando o cirurgião remove o cristalino danificado, obrigatoriamente ele implanta essa lente nos olhos. O interessante é que essas lentes duram por toda a vida. Portanto, é fundamental escolher lentes de excelente qualidade.
Outro fator fundamental é que existem diversos modelos, que vão desde as que se limitam a remover a catarata até aquelas que livram o paciente do uso dos óculos.
Dificilmente o organismo rejeita uma lente de boa procedência. No entanto, pode ser que uma vez você necessite fazer uma limpeza com laser. Uma vez feito, nunca mais será necessário limpá-la novamente.
Viu como a cirurgia de catarata é tranquila? Para garantir a segurança e eficácia do tratamento, é necessário contar com um oftalmologista especialista em catarata, além de uma boa estrutura e tecnologia capazes de trazer o máximo de conforto para o paciente.
O Donato conta com cirurgiões experientes e especializados nas técnicas mais modernas para a realização da cirurgia. Também possui equipamentos de última geração que agregam uma maior segurança ao procedimento. Agende sua consulta e garanta saúde e bem-estar para seus olhos.
