fbpx

Cuidados com os olhos durante o verão

proteção dos olhos no verão

Durante o verão, os cuidados com a pele aumentam — mas os olhos também precisam de atenção. Confira algumas dicas para manter a saúde ocular nesta estação!

1. Cuidado com o filtro solar nos olhos

Durante o calor, os produtos aplicados na face podem escorrer com o suor e oleosidade. O problema é que eles podem cair nos olhos, causando irritações. O ideal é que o protetor solar seja passado apenas na pálpebra inferior, não na superior. Assim, o risco de que o produto irrite os olhos é menor.

2. Não compre óculos de sol sem procedência conhecida. Utilize sempre lojas especializadas.

Os olhos, quando expostos à claridade, a pupila precisa controlar a entrada de luminosidade. Então, ela se fecha — é um mecanismo natural de proteção. Mas quando se coloca uma escura na frente, inibe-se esse ajuste. Os óculos escuros mantêm a pupila mais aberta do que o adequado para aquela potência de luz. No entanto, ele compensa com a proteção UVA e UVB.

Geralmente, os óculos vendidos por ambulantes não têm essa proteção. Como consequência, as estruturas internas (retina, córnea e cristalino) ficam expostas a queimaduras e envelhecimento precoce.

Para ter certeza de que seus óculos de sol protegem os olhos, a ABNT tem uma série de normas que o fabricante é obrigado a seguir. Ao comprar os seus, procure na etiqueta a comprovação de que o produto possui este filtro.

3. Limpe a areia dos olhos com soro fisiológico

Quando você vai à praia, corre o risco de que a areia caia nos olhos. Como visto, o ato de esfregar não é recomendado — principalmente nesse caso, pois os grãos são abrasivos. A junção desses fatores facilita a contaminação e a conjuntivite.

Portanto, em vez de esfregar, lave a região com soro e procure um oftalmologista.

4. Use lubrificantes recomendados pelo oftalmologista

Se você vai passar o dia na praia ou na piscina, usar um lubrificante ocular vai evitar que termine o dia com os olhos vermelhos. Ele é ainda mais recomendado na piscina, já que o cloro altera o pH da lágrima, prejudicando a lubrificação e causando irritação ocular.

Pronto para cuidar dos olhos durante o verão? Para mais dicas sobre cuidados oculares, continue acompanhando nosso blog!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso website e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Donato Hospital de Olhos coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.