A catarata é uma das principais causas de cegueira reversível no mundo, acometendo principalmente a população idosa.
Quando o assunto está em pauta, é comum que surjam muitas dúvidas a respeito da catarata: qual a causa, sintomas, diagnóstico, tipos, riscos de uma cirurgia, dentre outros.
Neste artigo, a equipe de especialistas do Donato Hospital de Olhos respondeu às 10 perguntas mais frequentes sobre o tema. Talvez a sua dúvida também esteja aqui. Continue com a gente e boa leitura!
1. Qual a causa da catarata?
A catarata é uma doença de múltiplos fatores. O ser humano pode nascer com ela (catarata congênita) ou desenvolvê-la com o passar do tempo.
A causa mais comum da doença é o envelhecimento. No entanto, a catarata também pode surgir em decorrência de doenças sistêmicas (como diabetes), uso de medicamentos (como os corticoides), traumatismo ocular, dentre outros.
2. Quais os sintomas iniciais?
No início, a catarata pode não apresentar sintomas. Conforme a doença progride, surgem as dificuldades visuais: embaçamento, ausência de nitidez e foco nas imagens, sensibilidade aumentada à luz e alteração da visão de cores.
3. O que pode piorar a catarata?
A exposição à radiação ultravioleta está diretamente relacionada à catarata, por este motivo sempre aconselhamos proteção ao se expor ao sol, máquinas de solda e fornos de alta temperatura.
O uso de medicamentos só deve ser feito com indicação médica e a saúde geral do paciente deve ser mantida em dia, através de um check-up anual com seu médico.
4. Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito durante a consulta de rotina com o oftalmologista. O médico, ao examinar o paciente, visualiza a catarata.
5. Quem tem catarata sente dor nos olhos?
Na imensa maioria das vezes não. São raros os casos de catarata que cursam com dor.
6. Quais os tipos de catarata?
Senil: costuma surgir por volta dos 60 anos de idade pelo envelhecimento natural do paciente.
Congênita: o paciente nasce com a catarata. Deve-se às doenças genéticas próprias do recém-nascido e infecções no período gestacional.
Traumática: como o nome sugere, surge após um traumatismo no olho.
Secundária: surge de forma decorrente de uso de medicamentos (corticoides), doenças sistêmicas (diabetes).
7. Quais são os riscos de uma cirurgia?
Toda e qualquer cirurgia envolve riscos. A cirurgia evoluiu muito nos últimos anos, é a cirurgia oftalmológica mais realizada no mundo e uma das mais seguras. Quando ocorrem, as principais complicações são: Rotura de cápsula posterior, sangramento, inflamação exacerbada, aumento da pressão intraocular e infecção.
8. Quanto tempo demora para fazer uma cirurgia de catarata?
A cirurgia é relativamente rápida, indolor e feita com a anestesia necessária para o paciente. Geralmente o procedimento dura de 15 a 20 minutos, podendo variar na dependência do caso.
9. Qual a função da lente intraocular?
A lente intraocular (LIO) é inserida no olho durante a cirurgia. Ela tem a função de corrigir parcial ou totalmente o grau do paciente, permitindo que o mesmo enxergue após a cirurgia.
10. Quando a cirurgia não é indicada?
A cirurgia não é indicada quando a baixa visão do paciente não é justificada pela catarata ou quando o paciente apresenta alto risco cirúrgico e não pode ser submetido à uma cirurgia.
Agende uma consulta no Donato Hospital de Olhos
O Donato Hospital de Olhos completou 45 anos de história e dedicação. Contamos com especialistas de diferentes áreas da Oftalmologia para oferecer a você e a sua família o melhor tratamento.
Se você sofre com a catarata ou deseja fazer um acompanhamento de rotina com um médico oftalmologista, entre em contato conosco e agende uma consulta.