fbpx

A importância da consulta regular com o oftalmologista

consulta com oftalmologista

Infelizmente no Brasil não há uma cultura de prevenção quando o assunto é medicina. Isso significa que a maior parte do público só procura por auxílio médico quando o problema já está em desenvolvimento ou em estado grave. Quando falamos em saúde ocular, isso se torna ainda pior. Afinal, quantas pessoas você conhece que visitam o oftalmologista regularmente?

Independente de idade ou condição dos olhos, é essencial fazer um check-up sempre que possível. Neste post, você vai entender mais sobre a importância de se consultar regularmente com um oftalmologista. Confira:

Por que é essencial consultar-se com um oftalmologista regularmente?

A oftalmologia é a especialidade médica que examina o estado do globo ocular e de anexos cutâneos (pálpebras e cílios). Resumidamente, ele vai aferir a saúde dos seus olhos. 

Veja por quais motivos é essencial conferir sua saúde ocular sempre com um especialista:

Prevenção e detecção de patologias silenciosas

O mais importante de fazer consultas médicas regularmente é se prevenir contra doenças graves. Para a oftalmologia, a intenção é a mesma: você pode não só se prevenir, como também detectar doenças silenciosas e, quando não detectadas precocemente, muito perigosas à visão.

Para as crianças, as idas constantes ao oftalmologista permitem um acompanhamento para o desenvolvimento sadio dos olhos, evitando o avanço de patologias como a ambliopia (visão preguiçosa). Já para os adultos, há a possibilidade de diagnóstico e tratamento de doenças que não costumam mostrar sinais durante seus primeiros estágios, como o glaucoma, a degeneração macular e a retinopatia diabética.

Doenças depois dos 40 anos

A partir dos 40 anos, os problemas de visão se tornam cada vez mais comuns. O mais popular é, com certeza, a presbiopia — conhecida popularmente como vista cansada.

O cristalino ocular é bastante flexível. No entanto, a partir dos 43 anos ele vai perdendo essa maleabilidade e se tornando rígido. O problema é que essa rigidez impede que o indivíduo consiga focar objetos muito próximos. Por isso, é tão comum que adultos tenham dificuldade em enxergar de perto e, por isso, sofram com a vista cansada.

O cristalino (lente natural dos olhos) é bastante flexível. No entanto, a partir dos 40 anos ele vai perdendo essa maleabilidade e se tornando rígido. O problema é que essa rigidez impede que o indivíduo consiga focar objetos muito próximos. Por isso, é tão comum que adultos tenham dificuldade em enxergar de perto e, por isso, sofram com a vista cansada.

Então, vem o detalhe importante: todos que passarem dos 40 anos vão sofrer com presbiopia, já que ele é um erro de refração relacionado à idade. Além disso, quem deseja resolver precisa consultar um oftalmologista — ele vai recomendar a melhor técnica para resolver o problema, que pode ser óculos, lentes de contato ou cirurgia.

Doenças relacionadas

Muitas patologias sistêmicas podem causar problemas de visão. Quem é diabético ou possui doenças autoimunes sabe que precisa consultar um oftalmologista regularmente. Afinal, em longo prazo essas doenças podem causar catarata, retinopatia diabética ou síndrome dos olhos secos.

No entanto, o inverso também acontece: essas patologias podem ser descobertas durante um exame de olhos. A neuropatia óptica, por exemplo, pode ser a primeira manifestação do lúpus sistêmico. A diabetes e a hipertensão danificam os pequenos vasos da retina.

Quando se deve procurar um oftalmologista?

O ideal é que você procure um oftalmologista anualmente, para um check-up, principalmente a partir dos 40 anos. Se já tiver alguma disfunção ocular, o número de consultas deve ser maior. 

O surgimento de sinais como dor de cabeça, vermelhidão ocular, visão embaçada, coceira, sensação de corpo estranho no olho ou fotofobia (sensibilidade elevada à luz) não deve ser ignorado. Ao perceber algum desses sintomas, procure por um oftalmologista.

Como visto, a consulta com um oftalmologista deve fazer parte do seu check-up anual. Mas com o aparecimento de um incômodo anormal, é essencial procurar por um especialista.

Se você ainda não fez sua consulta anual com um oftalmologista, entre em contato com o Donato Hospital de Olhos e marque um horário.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso website e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Donato Hospital de Olhos coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.