fbpx

Como é uma consulta com um oftalmopediatra

Você já levou seu filho ao oftalmopediatra? Pois esse profissional pode detectar doenças e disfunções durante o desenvolvimento ocular da criança. Entenda mais sobre o assunto.
criança em exame com oftalmopediatra

Uma consulta ao oftalmopediatra pode ser fundamental para a saúde ocular da criança, garantindo também uma boa visão na idade adulta. Sabe por quê?

O período de desenvolvimento da visão vai desde o nascimento até 8 anos de idade. Nesta fase, a criança precisa ter o melhor estímulo visual possível para poder enxergar bem na idade adulta.

Você costuma ir ao oftalmologista? Em caso afirmativo, saiba que você faz parte de uma exceção: 34% dos brasileiros nunca visitaram o especialista. No entanto, é essencial que a primeira consulta seja feita na infância, neste caso, com um oftalmopediatra. Um simples exame pode ser fundamental para garantir a saúde ocular na idade adulta.

Todo recém-nascido deve ir ao oftalmopediatra?

A primeira avaliação oftalmológica deve ser feita antes de 1 ano de idade, onde será avaliado o alinhamento ocular e a boa formação das estruturas oculares, excluindo-se malformações, retinoblastoma, catarata congênita e grau alto nos olhos. Caso haja história familiar dos problemas citados, quanto mais precoce a consulta, melhor.

Se a criança for prematura (nascida com menos de 37 semanas e peso inferior a 1,5 Kg) precisará de maior atenção, uma vez que é mais predisposta à desenvolver diversos problemas oculares, como estrabismo, descolamento de retina, alta miopia, hipermetropia, anisometropia e astigmatismo.

Outra recomendação é de que a criança com olhos saudáveis visite o oftalmopediatra anualmente até os 4 anos. A partir do quinto ano, essa frequência pode ser a cada 2 anos.

Como saber se é hora de levar o bebê a um oftalmopediatra?

Bebês ou crianças pequenas não vão dizer diretamente que estão sofrendo com um incômodo ocular. Portanto, fique atento a alguns sinais:• desinteresse em ler ou em outras atividades que necessitam de boa visão;

• a criança se aproxima demais para ver televisão/celular ou ler um livro;

• olhos e bordas das pálpebras avermelhados;

• a criança aperta os olhos para ver melhor;

• pupila branca ou deformada;

• lacrimejamento constante;

• olhos tortos.

Como é a consulta com um oftalmopediatra?

O oftalmopediatra é o profissional especializado em problemas oculares que ocorrem nas primeiras fases da infância. Para isto, ele não precisa que a criança fale ou leia, pois usa aparelhos apropriados para avaliar o alinhamento dos olhos, fazer o exames da integridade das estruturas oculares, prevendo assim, um bom desenvolvimento visual.

Viu como é fundamental conferir a saúde ocular da criança? Então, confira agora um pouco mais sobre a importância do oftalmopediatra.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso website e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Donato Hospital de Olhos coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.