fbpx

O que é Plástica Ocular

Você sabia que pode procurar pelo oftalmologista para resolver marcas de expressão? Pois é, a plástica ocular pode amenizar problemas estéticos. Confira.
plástica ocular

Você sabia que pode procurar pelo oftalmologista para resolver marcas de expressão?
Pois é, o Cirurgião Oculoplástico pode amenizar problemas estéticos ou reparar incômodos visuais. Conheça mais sobre a plástica ocular.

Há uma série de procedimentos para deixar a região periocular mais viçosa.

A oftalmologia é uma área médica essencial para a qualidade de vida de um indivíduo. Afinal, ela lida com o principal órgão da visão. O que algumas pessoas não sabem é que o profissional, quando especializado, também pode fazer alguns ajustes, estéticos ou não, na região das pálpebras do paciente. É a chamada Plástica Ocular, que atrai cada vez mais interessados em obter o rejuvenescimento da região.

Razão de preocupação por quem deseja ter uma pele sempre jovem, a região periocular conta agora com uma série de procedimentos para mantê-la sempre bela. Conheça mais sobre a Plástica Ocular:

O que é Cirurgia Plástica Ocular?

É uma especialidade dentro da oftalmologia que que visa amenizar os incômodos estéticos ou reparar algum problema na região periocular (pálpebras, anexos oculares e vias lacrimais). Em grande parte dos casos, é uma cirurgia minimamente invasiva.

Muito indicada para rejuvenescimento facial, é uma ótima solução para ptose, remoção do excesso de pele e bolsas de gordura, reposicionamento palpebral e do supercílio (sobrancelha) e melhoria das marcas de expressão.

Quais são essas cirurgias e procedimentos?

Veja quais cirurgias o Cirurgião Oculoplástico é especialista em realizar:

Blefaroplastia

É a cirurgia para melhorar o aspecto estético das pálpebras. No entanto, que em casos mais avançados, também pode ser usada para reparar ou para melhorar a visão nos casos em que o excesso de pele atrapalha.

Nesse caso, o cirurgião remove o excesso de pele das pálpebras superiores e inferiores e remove as bolsas de gordura na região.

Reposicionamento dos Supercílios

Procedimento indicado para quem sofre com supercílios (sobrancelhas) caídos, principalmente na região lateral, que costuma ser a mais afetada com o envelhecimento da pele. É também chamada de lifting de Supercílios e pode ser realizada de diferentes maneiras — o que mudam são os objetivos da cirurgia e a via de acesso. Podemos realizar os procedimentos cirúrgicos ou utilizar também Fios de Tração para realizar essa elevação (como por exemplo o hoje famoso “Fox Eyes”)

Fios de Sustentação Facial e Pescoço

Com o envelhecimento, a pele, os coxins de gordura da face, os ligamentos e a estrutura óssea perdem sustentação e aparece a flacidez de todo o rosto, inclusive na região periocular. Para melhorar esses problemas, o cirurgião utiliza fios absorvíveis ou inabsorvíveis abaixo da pele para realizar tração desses tecidos, amenizando a queda no rosto por completo e no pescoço.

Os fios também induzem a produção de colágeno, essencial para manter a pele mais hidratada, viçosa e com aspecto mais jovem.

Preenchimento com ácido hialurônico (MD Codes)

Um dos procedimentos estéticos mais conhecidos atualmente, o preenchimento com ácido hialurônico, não causa rejeição do organismo, já que é uma substância presente no corpo e aos poucos é reabsorvida. Esse preenchimento pode reestruturar a face, volumando-a novamente, além de também melhorar alguns locais que desejamos, como região de olheiras, lábios e nariz (Rinomodelação).

Botox

Muitos dos vincos que a pele da face apresenta são formados pelo excesso de movimentação muscular — daí o nome marcas de expressão. A toxina botulínica tipo A (conhecida comercialmente como Botox®) impede temporariamente a movimentação dos músculos que formam tais rugas. Aplicados na dose e locais corretos amenizam muito as linhas de expressão.

Tratamentos para lacrimejamento excessivo

Quando há um excesso de produção de lágrimas ou uma obstrução dos canais lacrimais, é preciso procurar por tratamento, que pode variar de massagens a uma sondagem das vias lacrimais sob anestesia geral ou até mesmo cirurgia para a correção de obstruções que acontecem com o nosso envelhecimento.

Tratamentos para o posicionamento das pálpebras

O entrópio é uma doença em que a pálpebra se vira sobre si mesma contra o globo ocular. Já o ectrópio é o contrário — a pálpebra se vira para fora e perde o contato íntimo com o globo. Ambos podem ser resolvidos cirurgicamente.

Quem é o profissional responsável pela Cirurgia Plástica Ocular?

Após a residência de Oftalmologia, existe uma sub-especialização em Cirurgia das Pálpebras, Vias Lacrimais e Órbitas, certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO). Tudo isso por se tratar de procedimentos cirúrgicos delicados que necessitam excelente técnica, experiência e infraestrutura adequada para lidar com uma região tão delicada.

Como você viu, a Cirurgia Plástica Ocular engloba uma série de procedimentos. E se você está pensando em procurar por um desses tratamentos, precisa ter informações necessárias para escolhê-lo.

Foi pensando nisso que o Donato Hospital de Olhos preparou um e-book gratuito e cheio de informações sobre essas cirurgias. Então, baixe agora o e-book Plástica Ocular e Estética — guia sobre os procedimentos!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso website e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Donato Hospital de Olhos coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.