fbpx

O que é a visão subnormal?

A visão subnormal é o comprometimento significativo e irreversível da visão do paciente. Entenda mais as causas e as maneiras de otimizar essa deficiência.
homem com lupa para visão subnormal

Você já ouviu falar de visão subnormal ou baixa visão? Esse termo é designado para pessoas que têm a visão comprometida de maneira irreversível, dificultando as suas tarefas do dia a dia.

É direcionado a pacientes que continuam com a visão comprometida mesmo após cirurgias e correção óptica, seja com lentes de contato, óculos ou implante de lentes intraoculares.

Para entender um pouco mais sobre a visão subnormal, os seus tipos, as suas formas de tratamento, os seus métodos de prevenção e algumas dicas para o dia a dia, siga lendo este post.

Visão subnormal

Muitas pessoas têm problemas na vista, como miopia, hipermetropia, astigmatismo, dentre outros, que, em sua maior parte, podem ser corrigidos com o auxílio de óculos, lentes de contato ou até mesmo cirurgia.

Entretanto, alguns pacientes podem ter visão subnormal, no qual o comprometimento da visão não pode ser corrigido com cirurgia ou óculos comum. Nesses pacientes há a opção de adaptação de auxilios ópticos para dar mais autonomia para esses pacientes. É importante o paciente saber os limites dos auxílios, eles tem o objetivo de tornar a vida dos pacientes mais fácil e independente.

Algumas das causas mais comuns para essa perda visual são:

  • degeneração macular relacionada à idade;
  • descolamento de retina;
  • doenças como sífilis e toxoplasmose;
  • Retinopatia diabética;
  • glaucoma;
  • ceratocone;
  • catarata congênita;
  • retinopatia da prematuridade

Comprometimento da visão

Pessoas com visão subnormal podem ter a visão central (mais comum) ou periférica comprometida. Quando apenas um olho é comprometido, habitualmente o olho bom é suficiente para que o paciente leve uma vida normal.

Apesar de ser um problema com alto impacto na qualidade de vida e nas atividades de rotina do paciente, é possível que, quando a visão subnormal é diagnosticada de forma precoce, a visão útil, ou seja, aquela que ainda tem a sua funcionalidade ativa, seja melhor aproveitada para garantir a execução de tarefas básicas dando mais autonomia para esses pacientes.

Para que o oftalmologista indique o melhor tratamento, será necessário realizar exames para analisar a função visual, as necessidades do paciente e assim entender de que maneira o paciente utiliza a visão residual, ou seja, a visão útil que lhe restou, para então definir como melhorar o aproveitamento dela.

Formas de tratamento para a visão subnormal

Com base nas informações e exames detalhados será recomendado o tratamento e auxílio óptico que mais se adéque às necessidades do paciente. Algumas das opções são:

  • óculos com lente de aumento: esses óculos são diferentes e mais fortes do que os óculos de grau comuns e facilitam a autonomia de pacientes com redução significativa da visão;
  • lupas manuais: têm a capacidade de aumentar o tamanho dos objetos e letras.

Pessoas que têm visão subnormal podem precisar de diferentes tipos de tratamento. Por isso, o mais indicado é que, aos primeiros sinais de dificuldade para enxergar, o médico oftalmologista seja procurado para identificar o problema e os possíveis tratamentos.

Dúvidas frequentes sobre a visão subnormal

Algumas pessoas confundem visão subnormal com cegueira. A diferença é que pacientes com visão subnormal possuem uma visão útil, enquanto pessoas com cegueira não.

Não há cura para a visão subnormal. O que pode ser feito é encontrar maneiras de otimizar a visão útil para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Existem recursos como ampliadores de objetos, iluminação e contrastes que podem auxiliar na otimização da visão.

Dicas úteis para o dia a dia

A seguir, apresentamos algumas dicas que podem fazer uma diferença significativa na vida de pacientes que tenham a sua visão comprometida:

Ampliar a letra de aparelhos eletrônicos

Uma tática bastante útil é aumentar o tamanho das letras que surgem em telas de aparelhos eletrônicos como celulares, tablets, leitores de e-books e computadores.

Iluminar o ambiente

Aumentar a luz do ambiente também é um simples ato que pode ser de grande ajuda. Para isso, é possível recorrer a abajures ou até mesmo à lanterna do celular.

Reduzir o ofuscamento

Superfícies que brilham e refletem luz podem confundir a visão. Por isso, a dica aqui é cobrir aparelhos que refletem luz e também usar óculos com lentes especiais que possam diminuir o ofuscamento.

Aumentar o contraste

O aumento de contraste torna os objetos mais nítidos. Algumas dicas para fazer isso são: usar caneta preta para escrever, recorrer ao uso de toalhas de mesa de cores fortes com pratos brancos, ter preferência a xícaras claras para o café e encontrar outras maneiras de aumentar o contraste dos objetos para que eles fiquem mais definidos.

Acomodar-se no lugar certo

Pessoas com dificuldade visual devem se situar mais próximas à televisão, se acomodar na fileira da frente da sala de aula e ficar bem perto daqueles com quem desejam conversar.

Não se isolar

Aqui vai a principal dica: é muito importante não se isolar. A visão subnormal, identificada como uma deficiência visual, não deve paralisar a pessoa. Apesar das dificuldades e dos desafios, o paciente pode ter uma vida com qualidade e seguir realizando as suas tarefas diárias.

O apoio da família é essencial durante esse processo. Familiares e amigos devem estar sempre dispostos a encontrar maneiras de facilitar a vida dos pacientes com a visão subnormal. Manter os objetos de casa organizados e colocados em lugares específicos pode ajudar muito. E o tratamento especializado faz toda a diferença.

No Donato Hospital de Olhos, temos a estrutura e os especialistas preparados para atender às necessidades de cada paciente. Somos um hospital de referência com certificação internacional e contamos com equipamentos de última geração. Agende já a sua consulta, clicando aqui.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso website e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Donato Hospital de Olhos coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.