Luz Pulsada no tratamento da Síndrome do Olho Seco

Síndrome do Olho Seco: entenda como a luz intensa pulsada pode ser um tratamento efetivo para quem sofre com esta condição.
Luz Pulsada no tratamento da Síndrome do Olho Seco

Com o aumento do tempo gasto em frente às telas e a crescente poluição, a Síndrome do Olho Seco tem se tornado um problema comum entre muitas pessoas e os tratamentos tradicionais, muitas vezes, não apresentam os resultados desejados.

Neste cenário, a terapia com luz pulsada tem se mostrado uma opção eficaz e minimamente invasiva no tratamento da condição. Ao longo do artigo, exploraremos como a técnica funciona e como ela pode ajudar a tratar e aliviar os sintomas da Síndrome do Olho Seco. Continue conosco e boa leitura!

O que é a Síndrome do Olho Seco?

A Síndrome do Olho Seco, também conhecida como Síndrome da Disfunção Lacrimal, é uma condição caracterizada pela redução da quantidade ou pelo aumento da evaporação da lágrima, o que faz com que a lubrificação dos olhos não seja adequada. Esta doença atinge, atualmente, cerca de 30 milhões de brasileiros.

Síndrome do Olho Seco: causas e principais sintomas

A Síndrome do Olho Seco tem causas diversas. Entre as mais comuns estão o envelhecimento, a menopausa, o uso prolongado de dispositivos eletrônicos e a utilização contínua de medicamentos específicos.

Quem sofre com a condição também apresenta uma série de sintomas bastante específicos, como:

  • Vermelhidão nos olhos;
  • Coceira;
  • Queimação;
  • Sensação de areia ou corpo estranho;
  • Visão borrada;
  • Lacrimejamento excessivo;
  • Sensibilidade à luz.

Luz intensa pulsada: como é feito, pós-procedimento e benefícios

A luz intensa pulsada é uma nova técnica que vem sendo utilizada pelos oftalmologistas para tratamento da Síndrome do Olho Seco. O objetivo é diminuir a necessidade do uso contínuo de colírios, trazendo uma maior qualidade de vida ao paciente.

O tratamento consiste na emissão de pulsos em uma frequência uniforme sobre as glândulas meibômio – glândulas sebáceas presentes nas pálpebras – que estão inativas ou então obstruídas.

Com a estimulação feita pelo aparelho, as glândulas meibômio voltam a funcionar. A sessão é indolor e dura, em média, apenas 5 minutos. Após a realização da luz intensa pulsada, o paciente pode ir para casa ou retornar às suas atividades diárias normalmente.  

Os benefícios podem ser vistos logo após a primeira sessão. Para tratamento eficaz, o indicado são entre 3 e 4 sessões, dependendo da severidade de cada caso. 

Os resultados deste tipo de tratamento, inclusive, podem durar por até 3 anos, diferentemente dos procedimentos convencionais que precisam ser refeitos a cada ano.  

Procure um profissional capacitado para realização da luz intensa pulsada

Assim como em qualquer outro tratamento que envolva a saúde da sua visão, é fundamental procurar um profissional capacitado para a aplicação da luz intensa pulsada. 

Somente oftalmologistas especializados no uso da técnica poderão proporcionar a você o tratamento adequado e a diminuição efetiva dos sintomas. 

Se você sofre com a Síndrome do Olho Seco e quer saber mais sobre o tratamento com a luz intensa pulsada, agende agora mesmo uma consulta com os oftalmologistas do Donato Hospital de Olhos!

Compartilhe: