fbpx

O que pode causar vermelhidão nos olhos?

Esteja alerta para os casos em que a vermelhidão nos olhos é um problema sério e deve ser acompanhada por um oftalmologista.
mulher com vermelhidão nos olhos

A vermelhidão nos olhos é um sinal bastante aparente de que algo está fora do normal.

Os olhos podem ficar assim por conta da visão cansada, um cisco ou mesmo alergia a algum produto (como maquiagem e cremes). Quando a vermelhidão nos olhos desaparece após algumas horas geralmente não há risco.

Por outro lado, se a vermelhidão persiste deverá ser avaliada por um médico especialista em olhos (oftalmologista). Siga a leitura e descubra mais a respeito

Quando a vermelhidão nos olhos é perigosa?

Conjuntivite

Ao constatar a vermelhidão nos olhos, muita gente já pensa em conjuntivite como primeira hipótese. A forma mais comum é a viral( contagiosa).

Também existe a conjuntivite bacteriana e a alérgica (desencadeada por poeira, ácaros, pólen ou substâncias químicas presentes no ar; forma não contagiosa).

Em todos os casos, ocore uma inflamação da conjuntiva, membrana que reveste a superfície ocular. São comuns ainda sintomas como coceira, lacrimejamento excessivo, secreção e sensibilidade à luz.

Uveíte

Os sintomas são muito parecidos com os da conjuntivite, no entanto, os tratamentos são diferentes – o que reforça ainda mais a necessidade de procurar ajuda médica.

Uveíte é o nome dado para qualquer inflamação que atinge a úvea, formada por três estruturas: íris, corpo ciliar e coróide. Dependendo da área que atinge, é classificada como anterior, posterior, intermediária ou difusa.

Se não tratada, a uveíte pode resultar até mesmo em enfermidades mais sérias, como glaucoma e catarata. Além disso, é comum estar relacionada a doenças autoimunes (artrite reumatoide) e doenças infeciosas(toxoplasmose e sífilis)

Síndrome do Olho Seco

A produção constante de lágrimas (mesmo quando não estamos chorando), é fundamental para garantir a lubrificação da superfície ocular.

Quando a pessoa produz lágrimas em número insuficiente ou lágrimas de pior qualidade, ocorre a Síndrome do Olho Seco. Além da vermelhidão nos olhos, provoca ardor e visão embaçada.

A Síndrome do Olho Seco é mais incômoda em períodos do ano de baixa umidade (como outono e inverno), assim como em ambientes com ar condicionado. Passar muitas horas em frente à tela do computador (ou qualquer dispositivo eletrônico) também piora o quadro.

Contra vermelhidão nos olhos, recorra ao seu médico

Quando a vermelhidão nos olhos se manifesta, é imprescíndivel não se automedicar. Então, procure o seu oftalmologista de confiança. Ele poderá indicar o melhor tratamento.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso website e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Donato Hospital de Olhos coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.