fbpx

Como estimular o uso da visão residual

A visão pode ser afetada ao longo da vida. Por isso, entenda como estimular a visão residual e garantir a qualidade de vida.
Visão Residual

A visão pode se tornar menos definida com o passar do tempo por diversos fatores, inclusive devido ao envelhecimento. A perda de visão pode dificultar atividades simples do dia a dia, como conferir o preço de um produto no supermercado. 

Porém, é perfeitamente possível se adaptar e continuar suas tarefas diárias com a reabilitação visual. Entenda como aproveitar ao máximo sua visão residual.

Como a visão é afetada

Temos diferentes tipos de visão, e é importante entender como cada uma delas é afetada no decorrer da vida:

  • A visão central é afetada principalmente por uma degeneração macular relacionada à idade. Essa visão é a que usamos para olhar diretamente um objeto. 
  • A visão periférica é a parte lateral da visão que é constantemente afetada por outras complicações, como glaucoma e acidente vascular cerebral.
  • Sensibilidade ao contraste: quase todas as doenças oculares podem diminuir a sensibilidade ao contraste, que é a capacidade de distinguir cores parecidas.

Como estimular o uso da visão residual

A deficiência visual é causada quando a visão é afetada por uma das formas citadas. Contudo, existem algumas maneiras de se adaptar e continuar usando a visão para tornar a vida mais tranquila. 

Confira algumas dicas da Academia Americana de Oftalmologia:

Usar outro tipo de visão 

Se você tem a visão periférica afetada, busque usar a visão central e vice-versa. Algumas vezes, é preciso treinar o olhar para adaptar a forma como enxergamos.

Invista na iluminação 

Investir na iluminação ajuda a não ter que forçar sua vista e facilita tarefas mais simples, como a leitura. Tenha sempre uma pequena lanterna por perto.

Aumente o contraste

Em muitos casos, é necessário que um oftalmologista indique uma lente para o aumento de contraste de ambientes internos e externos. Usar caneta de ponta grossa é uma alternativa para enxergar com mais definição.

Não force tanto a vista

Uma alternativa é tornar as coisas maiores, sentando-se mais próximo da televisão, aumentando o tamanho da fonte de textos em dispositivos (como celulares, computadores e tablets) e adquirindo livros e jogos de cartas impressos com letras maiores.

Organização e substituição

Se as chaves estiverem sempre no mesmo lugar, será mais fácil de encontrá-las, assim como manter camisetas de cores parecidas separadas. Os livros podem ser substituídos por audiobooks. Verifique o que pode ser substituído para tornar a sua vida melhor.

Busque alternativas

Para quem dirige, é possível passar a recorrer ao transporte público, transportes por aplicativos ou combinar caronas com amigos.

O mais importante é não se isolar e buscar ajuda médica especializada. Apesar de interferir diretamente no convívio social e nas atuações do dia a dia, a deficiência visual não deve paralisar a vida de uma pessoa. Atualmente existem diversas alternativas para ter uma vida normal e com qualidade.

A ajuda profissional é importante para identificar o problema visual e paralisar o desenvolvimento da perda de visão. No Donato Hospital de Olhos, você encontra médicos especialistas prontos para te auxiliar em cada fase. Para receber mais dicas de saúde ocular, continue acompanhando o nosso blog.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso website e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Donato Hospital de Olhos coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.