Sabemos que, na atualidade, é muito raro encontrar uma mulher que não gosta de se maquiar. Afinal, a maquiagem na área dos olhos costuma elevar a autoestima, realçar a beleza feminina e promover aquele destaque no olhar.
Entretanto, é preciso considerar que a área dos olhos é uma região extremamente sensível. Por isso, é fundamental ter muito cuidado ao se maquiar, assim como na hora de removê-la. Afinal, existem alguns problemas oculares que podem ser ocasionados, desde os mais simples, como irritação e alergias, até mesmo casos mais graves de infecções oculares.
Os cuidados vão desde a preparação da região para receber a maquiagem até a sua remoção por completo. Venha conosco e conheça agora mesmo 8 cuidados que você precisa ter ao utilizar maquiagem na área dos olhos.
1. Evite rímel à prova d’água
Por mais que o rímel à prova d’água seja mais resistente, é interessante evitá-lo. Isso porque ele é um produto mais forte, ou seja, é necessário ter atenção na hora de aplicá-lo, para que ele não entre nos olhos.
Além disso, ele é muito mais difícil de remover. Assim, as chances de você dormir com o produto são muito grandes — o que é extremamente maléfico para a saúde ocular.
2. Escolha lápis e delineador extremamente macios
O lápis e o delineador são produtos que podem ocasionar ferimentos nos seus olhos, principalmente se eles forem duros ou se você escolher aplicá-los em situações de risco (como dentro do carro, por exemplo).
Portanto, escolha materiais com pontas macias e aplique-os com cuidado em um ambiente calmo, seguro e tranquilo. Além disso, evite usar os produtos dentro dos olhos: use apenas por volta da “linha d’água”, pois isso evita machucar o globo ocular.
3. Evite sombras com brilhos
Sombras com purpurina, brilhos e glitter podem cair dentro dos olhos e provocar arranhões na córnea e irritações. Portanto, opte por sombras de qualidade e compactas.
Além disso, tenha muita atenção com a higienização dos pincéis, pois ela deve ocorrer logo após o uso. Afinal, isso evita a contaminação e a proliferação de microrganismos na região dos olhos.
4. Use apenas produtos de qualidade
Tenha certeza de que todos os materiais escolhidos para a sua maquiagem sejam de qualidade e que tenham certificação. Invista apenas em empresas de confiança e sempre fique atento aos prazos de validade. Afinal, produtos de baixa qualidade e/ou vencidos podem ocasionar irritação na pele e nos olhos.
5. Use produtos hipoalergênicos
É importante optar por cosméticos que sejam hipoalergênicos, pois eles não causam irritações. Eles oferecem uma boa proteção e não prejudicam a saúde ocular.
Além disso, seja qual for o produto, lembre-se sempre de realizar um teste para conferir se ele não causa nenhum tipo de irritação.
6. Jamais compartilhe produtos de maquiagem
Não compartilhe maquiagens (principalmente de boca e olhos) com outras pessoas. Produtos compartilhados são meios de transmissão de infecções bacterianas e virais aos olhos. Conjuntivite é uma delas.
7. Lave bem as mãos e o rosto antes de aplicar a maquiagem na área dos olhos
Higienize corretamente as suas mãos antes de aplicar a maquiagem, pois as bactérias podem ser transferidas para os olhos com muita facilidade.
Da mesma maneira, lave bem o seu rosto com produtos específicos para a sua pele antes de aplicar a maquiagem, pois é o momento em que você remove todas as impurezas e a oleosidade.
8. Remova toda a maquiagem antes de dormir
Por último, deixamos uma das dicas mais importantes quando o assunto são cuidados com a maquiagem na área dos olhos: remova-a por completo antes de dormir. Dormir com maquiagem nos olhos traz prejuízos, uma vez que prejudica o processo de renovação celular, aumenta as chances de irritação e contaminação.
Portanto, não pense duas vezes: remova toda a maquiagem com produtos específicos e apropriados para os seus olhos antes de repousar.
Atenção, ao passar produto com algodão, não use muita força para não lesionar a superfície da córnea e a conjuntiva.
Você gostou de conferir as nossas dicas sobre os cuidados necessários com a maquiagem dos olhos? Se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando o nosso blog. Sempre trazemos novidades interessantes que contribuem com a sua saúde ocular.