JULHO TURQUESA: MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SÍNDROME DO OLHO SECO

JULHO TURQUESA: MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SÍNDROME DO OLHO SECO

A campanha Julho Turquesa visa esclarecer sobre a Síndrome do Olho Seco, uma condição resultante de uma deficiência na produção do filme lacrimal, camada que lubrifica a parte frontal do globo ocular.  

A escolha do mês de Julho para esta campanha não é por acaso. Durante o inverno, a baixa umidade do ar e o clima seco podem afetar significativamente os olhos, provocando coceira, ardência e vermelhidão, e em casos mais graves, sendo necessário intervenção médica.       

Além disso, é fundamental ter cuidados com alguns fatores que podem intensificar esses sintomas, como a exposição prolongada às telas de dispositivos eletrônicos (computadores e smartphones), e ao ar-condicionado. Algumas medidas importantes incluem evitar coçar os olhos, usar óculos escuros com proteção solar, utilizar colírio lubrificante e seguir as orientações do oftalmologista.

O Donato Hospital de Olhos ressalta sobre a importância de buscar orientação médica com um oftalmologista, para diagnóstico e tratamento precisos. 

O QUE É O OLHO SECO?

A lágrima, ou filme lacrimal, é um líquido produzido pelas glândulas lacrimais. Composta por água, sais minerais, proteínas e gordura, com a função de lubrificar, limpar e proteger os olhos das agressões causadas por substâncias estranhas ou micro-organismos.

O Olho Seco, ou Síndrome do Olho Seco, é uma condição que ocorre quando há uma diminuição na quantidade e/ou alteração da qualidade da lágrima, fazendo com que a lubrificação dos olhos não seja adequada, causando sintomas como ressecamento ocular, sensação de areia nos olhos e embaçamento visual.

Muitos pacientes sofrem a vida inteira com o desconforto causado pela doença do olho seco, muitas vezes sem saber que têm a condição. 

PRINCIPAIS CAUSAS

Entre as causas mais comuns da síndrome do olho seco estão a diminuição da produção de lágrima pelas glândulas lacrimais devido ao envelhecimento. 

O uso prolongado de dispositivos eletrônicos, a frequência em locais com ar-condicionado, que tornam o ambiente mais seco e aceleram a evaporação das lágrimas, e outros fatores como o cigarro e algumas doenças.

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS

  • Vermelhidão nos olhos;
  • Coceira;
  • Ardor;
  • Queimação;
  • Sensação de areia ou corpo estranho;
  • Visão borrada;
  • Lacrimejamento excessivo;
  • Sensibilidade à luz;
  • Cansaço visual.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico deve ser realizado por um médico oftalmologista, que utiliza testes para medir a produção e a qualidade da lágrima. Esses testes são rápidos, indolores e não invasivos.  

Com seu olhar clínico, o oftalmologista pode utilizar exames como a lâmpada de fenda e o Teste de Shirmer, para avaliar o nível de produção de lágrimas. Assim como exames que permitem uma variação mais rápida e detalhada da superfície ocular e do filme lacrimal. 

LUZ PULSADA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DO OLHO SECO

O tratamento é feito por meio de colírios de lágrimas artificiais, ou seja, de lubrificantes oculares, sob a forma de colírio ou pomada. Eles ajudam a aliviar os sintomas e, geralmente, não costumam ter efeitos adversos. 

Quando o tratamento padrão com colírios de lágrimas artificiais e compressas mornas não basta, a alternativa é a aplicação de luz pulsada.

A luz intensa pulsada é uma técnica inovadora utilizada para tratar a Síndrome do Olho Seco. Seu objetivo é reduzir a necessidade do uso contínuo de colírios, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

A tecnologia de Luz Intensa Pulsada (IPL), é aplicada para melhorar a função das glândulas sebáceas que produzem a camada oleosa da lágrima, estimulando a produção de uma secreção de lipídios mais saudável para o filme lacrimal. 

A TECNOLOGIA COMO ALIADA NO TRATAMENTO 

Rápido, prático e indolor, confira como é o tratamento com a Luz pulsada:

  • 3 ou 4 aplicações, de 5 minutos cada, com 15 a 30 dias de espaçamento;
  • Aplicação de feixe de luz fria (IPL) ao redor dos olhos, com segurança e conforto;
  • Tratamento indolor e minimamente invasivo.

RESULTADOS DO TRATAMENTO DO OLHO SECO COM LUZ PULSADA (IPL)

  • Melhora a qualidade da lágrima já na primeira sessão;
  • Reduz a vermelhidão dos olhos;
  • Reduz a frequência de usar colírios ou lubrificantes;
  • Efeito duradouro, com novas sessões somente após 6 ou 12 meses, caso necessário;
  • Permite o uso do computador ou smartphones por mais tempo, sem sentir os sintomas do olho seco, como: sensação de fadiga nos olhos ou areia nos olhos, olhos vermelhos, coceiras ou irritações nos olhos, sensibilidade à luz ou visão embaçada, olhos ressecados em ambientes com ar-condicionado;
  • Melhora o conforto e adaptação no uso de lentes de contato. 

CUIDADOS 

As glândulas lacrimais garantem a lubrificação do globo ocular, evitando danos para sua superfície. No caso de uma disfunção, como a Síndrome do Olho Seco, são necessários cuidados específicos:

  • Ao utilizar o computador ou assistir à TV, há uma tendência a piscar menos, e consequentemente, o filme lacrimal não é distribuído com regularidade sobre a superfície dos olhos e sua lubrificação fica comprometida. Pisque frequentemente e faça intervalos regulares quando estiver em frente ao computador ou dispositivos eletrônicos, por período prolongado;
  • Portadores da síndrome do olho seco precisam de acompanhamento oftalmológico mais frequente. Sem tratamento, podem ocorrer lesões na córnea que comprometem a qualidade da visão, temporária ou permanentemente;
  • Ar-condicionado favorece o ressecamento. Quando não for possível evitar ambientes assim, utilize umidificadores para amenizar os efeitos;
  • Use óculos de sol (ou de grau) ao ar livre, protegendo os olhos da poeira e da poluição;
  • Colírios lubrificantes são um ótimo recurso. No entanto, use apenas aqueles devidamente recomendados por um oftalmologista;
  • Não coce os olhos. Quando o incômodo for grande, pisque várias vezes seguidas e faça uso de colírio lubrificante, de preferência, sem conservantes.

O Donato Hospital de Olhos oferece o tratamento para Olhos Secos, com equipamento de última geração e equipe especializada. Reforçamos que preservar a visão é fundamental. Aguardamos a sua visita para uma avaliação.

Compartilhe: