fbpx

Conheça os principais exames oftalmológicos

Junto à consulta de rotina, a realização de exames oftalmológicos é imprescindível para diagnóstico de doenças oculares.
exames oftalmológicos

Visitar o oftalmologista e realizar alguns exames oftalmológicos deve fazer parte da rotina de todos os indivíduos. Pelo menos uma vez ao ano – ou conforme recomendação médica – é preciso fazer uma consulta para saber se a saúde dos olhos está em dia.

É importante lembrar que algumas doenças oculares podem não apresentar sintomas no início. É o caso do glaucoma, doença grave que pode levar a perda permanente da visão. Neste sentido, as consultas regulares com um especialista e a realização de exames oftalmológicos indicados é o ideal para manter a saúde dos olhos.

Ao longo deste artigo, vamos conhecer alguns dos principais exames oftalmológicos a que o paciente pode ser submetido em consultas de rotina e antes de procedimentos cirúrgicos. Boa leitura!

Acuidade Visual

Existem diversos exames oftalmológicos de acuidade visual. O mais comum e conhecido é aquele em que o médico posiciona algumas letras, números e símbolos a certa distância e o paciente precisa informar se consegue enxergá-los normalmente.

Acuidade Visual Potencial a Laser (PAM)

O exame de Acuidade Visual Potencial a Laser (PAM) tem como objetivo avaliar o potencial de visão do paciente para saber o quanto ela poderá melhorar após a realização da cirurgia de catarata.

Ele também é utilizado pelos médicos como exame pré-operatório em casos de vitrectomia, ceratocone e transplante de córnea.

Avaliação Externa

Este é um dos exames oftalmológicos mais comuns em consultas de rotina. O médico realiza a avaliação das estruturas externas dos olhos do paciente, os canais lacrimais e as pálpebras. 

Exame de Fundo de Olho 

A Fundoscopia ou Oftalmoscopia, popularmente conhecido como Exame de Fundo de Olho, é realizado pelos oftalmologistas com o objetivo de diagnosticar possíveis doenças de retina e do nervo óptico.

Para a realização deste exame oftalmológico, é necessário um colírio para dilatar a pupila do paciente e o exame é realizado em um ambiente com baixa iluminação. 

Teste de Ishihara

Você sabia que existe um exame que pode identificar se o paciente é daltônico? O Teste de Ishihara, também chamado de Avaliação de Senso Cromático, é capaz de detectar doenças que podem atrapalhar a forma como os indivíduos percebem as cores.

O Teste de Ishihara é bem simples: o paciente apenas precisa observar alguns cartões coloridos que possuem círculos com cores diferentes entre si, para diagnóstico de possíveis casos de daltonismo e doenças da mácula.

Ceratometria

O exame de Ceratometria mede a curvatura da córnea. Ele é realizado antes da consulta oftalmológica e auxilia no diagnóstico e avaliação de doenças corneanas. 

Gonioscopia

A Gonioscopia é um exame oftalmológico realizado pelos médicos com o objetivo de diagnosticar o glaucoma. 

Para a realização deste exame o médico apenas aplica um colírio anestésico e um gel que deixa a visão embaçada por um período. 

Mapeamento de Retina

Este exame oftalmológico é bastante solicitado pelos médicos, pois por meio dele é possível avaliar lesões predisponentes para o descolamento de retina e avaliação do nervo óptico.

É indicado que o Mapeamento de Retina seja realizado uma vez ao ano, pois quanto antes as doenças forem diagnosticadas maiores são as chances de tratamento. O exame é bastante simples: dilata-se as pupilas do paciente e depois disso faz uma projeção luminosa. 

Esse exame é indispensável em pacientes portadores de Diabetes mellitus e Hipertensão arterial.

Refração Computadorizada

O exame de Refração Computadorizada é realizado antes da consulta e utilizado para acompanhar a evolução de doenças de refração, como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e o ceratocone. 

Teste do Olhinho 

O Teste do Olhinho é um exame oftalmológico realizado em recém-nascidos enquanto eles ainda estão na maternidade. No Brasil, ele tornou-se obrigatório por lei desde o ano de 2017. O objetivo é verificar doenças oculares em bebês antes de receberem alta. É recomendado realizá-lo com oftalmologista entre 1 e 3 meses de vida. O diagnóstico pode ser: catarata congênita, glaucoma congênito e retinoblastoma.

Continue acompanhando o blog do Donato Hospital de Olhos

Gostou de conhecer alguns dos principais exames oftalmológicos? Se você quer continuar a acompanhar artigos que vão ajudar a manter a saúde dos seus olhos em dia, leia: “5 sinais que indicam que você precisa procurar um oftalmologista”. Até a próxima!

Compartilhe: