Conheça a cirurgia refrativa: correção de grau a laser sem tocar nos olhos

Entenda como são realizadas e como é o pós-operatório de duas técnicas diferentes de cirurgia refrativa: LASIK e TRANSPRK.
Dr. Rafael Nogueira realizando cirurgia refrativa

A cirurgia refrativa evoluiu muito nos últimos anos. Inclusive, hoje em dia, o profissional consegue realizar o procedimento sem praticamente tocar nos olhos do paciente, 100% a laser. 

Com o objetivo de corrigir os erros de refração, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, a cirurgia refrativa se tornou uma opção bastante prática e muito buscada pelas pessoas. Por meio do procedimento, os pacientes conseguem maior independência de óculos ou lentes de contato, mais nitidez na visão, e uma melhor qualidade de vida.

Ao longo das próximas linhas, vamos conhecer duas técnicas disponíveis no Donato Hospital de Olhos, entender como funcionam os procedimentos e como é o pós-operatório. Boa leitura!

Cirurgia refrativa: conheça a técnica LASIK

A cirurgia refrativa LASIK é a técnica mais utilizada atualmente, o laser atua realizando a correção da curvatura da córnea. Com anestesia tópica (colírio), o procedimento dura menos de 5 minutos em cada um dos olhos.                              

Logo nas primeiras 24 horas após a realização da cirurgia refrativa o paciente já começa a perceber melhoras significativas na visão. Sem pontos ou curativos, no dia seguinte ao procedimento o paciente já pode retomar as atividades normalmente. 

Pós-operatório da cirurgia LASIK

No dia seguinte a cirurgia refrativa LASIK, o paciente pode retomar às atividades normalmente. Entretanto, é preciso estar atento a alguns cuidados importantes que incluem:

  • Seguir corretamente as recomendações médicas;
  • Usar os medicamentos conforme recomendação médica;
  • Não dirigir no dia do procedimento;
  • Não usar nenhum tipo de maquiagem nos olhos na primeira semana após a cirurgia;
  • Não esfregar os olhos, evitar contato com água de mar, piscina, e esportes de contato, durante a recuperação.

Cirurgia refrativa: conheça a técnica TRANSPRK

Mais rápida do que a técnica LASIK, a TRANSPRK tem duração média de 2 minutos em cada olho. É um procedimento 100% a laser onde o médico não toca nos olhos do paciente. 

A técnica TRANSPRK é indicada para pessoas que sofrem com algum tipo de anomalia na córnea (muito fina ou irregular, por exemplo) e que, por isso, precisam de cuidados extras durante o procedimento.

Também é utilizada para correção de graus mais altos por preservar o tecido corneano.

Pós-operatório da cirurgia TRANSPRK

Diferentemente da LASIK, a cirurgia refrativa TRANSPRK tem um pós-operatório um pouco mais demorado. Os resultados também costumam aparecer apenas mais tarde.

Entre os 5 e 7 primeiros dias pós o procedimento, o paciente precisa usar uma lente terapêutica. Apesar do resultado ser idêntico à LASIK, ele aparece, geralmente, após 4 meses. 

As recomendações durante o pós-operatório são bastante similares a cirurgia LASIK, entretanto neste tipo de procedimento o paciente precisa de um tempo maior de repouso (uma semana) aproximadamente. 

Faça a sua cirurgia refrativa no Donato Hospital de Olhos

Recentemente, o Donato Hospital de Olhos adquiriu dois aparelhos de última geração para realização da cirurgia refrativa LASIK e TRANSPRK. Rápidos, ambos os procedimentos são realizados no Donato. Sem falar na imensa liberdade de não precisar mais usar óculos ou lentes de contato, não é mesmo?Para saber mais sobre cada uma das técnicas de cirurgia refrativa, agende uma consulta com o time de especialistas do Donato Hospital de Olhos!

Compartilhe: