Presbiopia: você sabia que existe cirurgia para correção da visão de perto?

Saiba o que é a perda da visão de perto (presbiopia), como é feito o diagnóstico e como uma cirurgia também pode resolver esse problema.
Dr. Bruno realizando cirurgia de presbiopia

Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 285 milhões de pessoas no mundo têm sua visão comprometida? Desses problemas, a presbiopia — também chamada de “vista cansada” — é um dos mais comuns.

Esse problema é tão relevante que, segundo dados divulgados no Relatório Mundial sobre a Visão, da Organização Mundial da Saúde, os custos globais por ano decorrentes de queda de produtividade ligada à presbiopia sem tratamento somam em torno de 25 bilhões de dólares.

Mas não se preocupe, existe tratamento para esse problema. Leia o artigo e fique por dentro das principais informações sobre presbiopia, incluindo um tratamento cirúrgico.

O que é presbiopia?

A presbiopia é uma condição ocular comum relacionada à idade, que causa dificuldade de focalização em objetos próximos — normalmente entre 35 a 50 centímetros de distância. 

Isso acontece porque o cristalino, que é a lente natural do olho, perde a sua elasticidade com o passar dos anos, tornando-se mais rígido e menos capaz de mudar de forma para ajustar o foco. Essa condição geralmente começa a se manifestar por volta dos 40 anos de idade, mas pode variar de pessoa para pessoa.

Alguns sintomas da presbiopia:

  • visão embaçada ou distorcida para objetos próximos;
  • necessidade de afastar os objetos para enxergá-los melhor;
  • dor de cabeça ou cansaço visual após atividades que exigem visão de perto;
  • dificuldade para adaptar-se à mudança de iluminação;
  • dependência de óculos de leitura ou lentes corretivas.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da presbiopia é feito por meio de um exame oftalmológico completo, que avalia a saúde dos olhos e a qualidade da visão. 

Como a cirurgia de implante de lentes intraoculares pode resolver esse problema?

Existem tratamentos eficazes para corrigir a presbiopia, combinados com o uso de lentes intraoculares. Essa cirurgia pode ser combinada com a cirurgia de catarata, caso o paciente tenha as duas condições.

A cirurgia é realizada com anestesia tópica (colírio) e leva em torno de 8 a 10 minutos. Não é necessário suturas (pontos) nem oclusão dos olhos com curativo. A visão já é restabelecida em 3 a 5 dias. 

Dessa forma, o paciente pode restaurar a sua visão de perto e reduzir a dependência de óculos. 

É sempre importante consultar um oftalmologista especializado para avaliar o seu caso e indicar a melhor lente para a sua visão. 

Se você quer recuperar a sua visão e se livrar dos óculos, não perca tempo e agende uma consulta com um dos nossos oftalmologistas. O Donato conta com profissionais altamente especializados e equipamentos de última geração para cuidar da saúde dos seus olhos. Entre em contato conosco e agende sua consulta.

Compartilhe: