Abril Marrom: Mês de prevenção, combate e reabilitação às diversas formas de cegueira

Entenda porque o quarto mês do ano é conhecido como Abril Marrom e quais são as principais doenças oculares que podem causar cegueira
Abril Marrom: Mês de prevenção, combate e reabilitação às diversas formas de cegueira

O termo cegueira é usado para designar pessoas que nasceram sem enxergar, perderam completamente a visão ao longo da vida ou têm grande dificuldade em realizar suas atividades diárias devido a uma perda da capacidade de ver. 

A perda total ou parcial da visão pode estar relacionada à hereditariedade ou outras condições inevitáveis. Entretanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% dos casos de deficiência visual em todo o mundo poderiam ser evitados se o indivíduo cuidasse de forma correta da sua saúde ocular. 

Para alertar a população sobre os riscos da cegueira, surgiu o Abril Marrom. Ao longo deste artigo, vamos conhecer melhor esta campanha, sua importância e doenças que podem levar à perda da visão. Continue conosco para saber mais!

O que é o Abril Marrom?

O quarto mês do ano recebe o nome de Abril Marrom como forma de incentivar as pessoas a buscarem mais informações sobre a cegueira. Além da prevenção, o diagnóstico precoce, o tratamento e a reabilitação são ações que recebem mais atenção da mídia e dos órgãos de saúde. 

Como surgiu esta mobilização?

A campanha Abril Marrom ganhou às ruas no ano de 2016. Em um primeiro momento ela foi amplamente divulgada em São Paulo e, consequentemente, nos próximos anos a conscientização ganhou também os outros estados brasileiros. 

O idealizador da campanha Abril Marrom foi o médico oftalmologista, Suel Abujamra, falecido em 2018. Muito conhecido na área da Medicina, ele foi pioneiro no diagnóstico e no tratamento da retinopatia diabética no Brasil. Durante a carreira, Abujamra foi presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). 

Por que o mês de Abril e a cor Marrom foram os escolhidos?

Você já deve ter ouvido muito na mídia sobre o Outubro Rosa e o Novembro Azul, meses escolhidos para conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce em casos de câncer de mama e de próstata, respectivamente. O rosa lembra o feminino, enquanto o azul remete a enfermidade masculina.

Logo, você deve estar se perguntando: “Por que Abril Marrom?”. O mês foi escolhido em homenagem ao aniversário de José Álvares de Azevedo, comemorado no dia 8 deste mês.

Cego desde o nascimento, o professor foi o criador, em 1850, do Sistema Braille no Brasil. Ele também é o patrono da educação de deficientes visuais no país. Já a cor marrom faz referência a cor da íris de grande parte da população. 

Qual a importância?

A campanha Abril Marrom tem uma importância gigantesca na sociedade. O seu objetivo é alertar sobre a existência de doenças que podem levar à cegueira, como é o caso da retinopatia diabética.

Além disso, a campanha busca incentivar as pessoas a consultarem regularmente o oftalmologista a fim de diagnosticar de forma precoce o surgimento de alguma enfermidade ocular. 

Algumas doenças visuais são silenciosas e o indivíduo pode sentir os sinais apenas quando ela já está avançada. Por isso, visitando o oftalmologista regularmente – no mínimo uma vez ao ano ou conforme orientação médica – é possível descobrir o surgimento logo no início. 

Doenças que podem levar à cegueira

As Cinco principais doenças oculares que podem levar o indivíduo a cegueira completa ou parcial são:

1. Catarata

Em casos de catarata, o paciente pode ter uma perca visual progressiva. A principal causa é o envelhecimento ou à exposição excessiva ao sol sem a proteção adequada. Em alguns casos ela pode ser congênita (estar presente desde o nascimento). É a principal causa de cegueira reversível no Brasil e no mundo. Ou seja, se tratada adequadamente, tem cura.

2. Glaucoma

O glaucoma, caso não seja tratado a tempo, pode levar à cegueira completa e irreversível. Esta doença ocular grave consiste no aumento da pressão intraocular. Ela atinge o nervo óptico e em sua fase inicial permanece silenciosa. É a principal causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

3. Ceratocone

Já o ceratocone é uma doença ocular que causa a deformação da estrutura da córnea, causando uma redução central e levando a uma saliência no formato aproximado de um cone, nos casos mais avançados. 

4. Retinopatia Diabética

A retinopatia diabética é uma doença ocular grave. Como o próprio nome já diz, ela está relacionada à diabetes e a glicemia descontrolada. Esta enfermidade afeta diretamente a retina e pode causar cegueira. 

5. Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

É uma doença degenerativa que causa danos à mácula – parte da retina responsável pela visão central e pela visão de detalhes finos. A maioria dos casos faz parte do processo de envelhecimento e se manifesta em pacientes 60+.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Abril Marrom e as principais doenças que podem levar à cegueira? Então, acesse o nosso blog, leia os outros conteúdos e lembre-se sempre: cuidar da saúde dos olhos é essencial!

Compartilhe: