5 benefícios da cirurgia de catarata

Conhece alguém que sofre com a catarata? Conheça as principais vantagens de realizar o procedimento cirúrgico.
Dr. Bruno realizando cirurgia de catarata

A catarata é uma doença ocular que acomete principalmente os idosos. Ela é causada pelo envelhecimento do olho, processo natural para todos os seres humanos. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é a causa de 51% dos casos de perda completa de visão em todo o mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas.  

O que poucas pessoas sabem é que o tratamento para a catarata é bastante simples e traz resultados fantásticos. O procedimento cirúrgico é rápido, indolor e moderno. Na grande maioria dos casos, o paciente recebe alta depois que passa a sedação e retorna ao hospital ou clínica no dia seguinte para a primeira revisão.

A cirurgia de catarata é um processo simples que traz inúmeros benefícios a quem se submete a ele. Ao longo deste artigo, vamos conhecer as 5 vantagens principais. Continue conosco e boa leitura!

1. Melhora da visão 

Durante a cirurgia de catarata, o médico faz a substituição do cristalino envelhecido por lentes intraoculares. Elas são as responsáveis pela correção dos erros refrativos que acometem o paciente como, por exemplo, a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia. Por isso, depois do procedimento, o paciente sente uma melhora significativa na visão.

2. Retomada da qualidade de vida

Independentemente da idade, enxergar é uma necessidade básica. Depois que o paciente se submete a cirurgia de catarata, ele ganha muito mais qualidade de vida. Com o retorno da visão, ele se sente apto a retomar as atividades cotidianas e até mesmo a praticar hobbies que, devido à ausência de uma boa visão, foram deixados para trás. 

A qualidade da visão afeta diretamente a saúde física e mental dos indivíduos. Ao recuperá-la, o paciente pode voltar a fazer as atividades a que estava acostumado e isso vai deixar ele muito mais disposto e alegre. 

3. Redução nos riscos de desenvolvimento de problemas cognitivos, como Alzheimer e demência

Além da melhora da visão, a cirurgia de catarata também traz benefícios ao cognitivo do paciente. De acordo com um estudo publicado no JAMA Internal Medicine, o tratamento da catarata ajuda a reduzir os riscos de desenvolvimento de problemas cognitivos, como o Alzheimer e outros tipos de demência.

Isso acontece porque as pessoas que perdem a capacidade para ver e/ou ouvir acabam se distanciando de atividades que até então eram prazerosas, como a socialização com outros indivíduos, a leitura e a prática de exercícios físicos. Logo, ao recuperar a visão, essas atividades voltam a fazer parte do cotidiano e o paciente volta a exercitar a mente.

4. Menos quedas e acidentes domésticos

De acordo com dados do Ministério da Saúde, um em cada três idosos sofre algum tipo de queda por ano. Destes acidentes, 34% acabam em fratura. Somente em 2020, no Brasil, foram mais de 300 internações relacionadas a este tipo de situação. Um número bastante assustador, não é mesmo?

Neste cenário, a cirurgia de catarata pode contribuir para a diminuição das quedas e acidentes domésticos com pessoas idosas. Com a visão recuperada, o paciente consegue enxergar melhor e está mais seguro frente a estas situações. 

5. Independência para o dia a dia

Você gosta da sua independência? Gosta de poder ir e vir a hora que quiser, mesmo que dentro de casa? As pessoas idosas também. Com a catarata, muitos indivíduos acabam tendo a sua independência reduzida drasticamente. Com medo de quedas e outros possíveis acidentes domésticos, passam os dias sentados à espera de alguém que os possa conduzir durante as atividades cotidianas. 

A cirurgia de catarata traz de volta a independência para o dia a dia do indivíduo. Enxergando melhor, a pessoa consegue desenvolver as atividades a que estava acostumada, mesmo que, dependendo do caso, apenas no âmbito familiar. 

Agende uma consulta para conhecer melhor a cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata é um procedimento super simples, rápido e moderno. Na maioria dos casos, o paciente é submetido a uma anestesia atópica, ou seja, é aplicado apenas um colírio para que ele não sinta a colocação da lente. Se houver indicação médica, é feita a anestesia local. 

O pós-operatório é tão simples quanto a cirurgia de catarata em si. Basta manter o repouso indicado e seguir a orientações médicas. Em poucos dias o paciente percebe uma melhora significativa na visão e consegue voltar aos seus afazeres cotidianos. 

Se você tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre o procedimento, agende uma consulta com os especialistas em cirurgia de catarata do Donato Hospital de Olhos!

Compartilhe: