fbpx

EXAMES

EXAMES OFTALMOLÓGICOS

Conheça os exames oftalmológicos disponíveis no Donato Hospital de Olhos. Busque clicando no índice alfabético abaixo.

ABCD

Exame que permite avaliar as irregularidades ópticas, proporcionando ao cirurgião correlacionar aberrações de alta ordem, com a queixa do paciente. Indispensável na cirurgia refrativa personalizada.

Exame que permite a análise das camadas do nervo óptico. Realizado para diagnóstico e acompanhamento de patologias do nervo óptico, glaucoma e doenças da retina relacionadas à mácula.

É realizado através de um feixe de luz de varredura com uma intensidade próxima ao infravermelho. Este exame é realizado com desconforto mínimo para o paciente, sem a utilização de contraste, em um período de tempo curto. Requer que os meios transparentes do globo ocular estejam íntegros e uma percepção visual, ainda que mínima, no olho examinado ou no olho contralateral.

Orientações ao paciente:

  • Exame realizado com as pupilas dilatadas, o que deixa a visão embaçada por algum tempo. Por isso, o paciente deve vir acompanhado e não dirigir até que sua capacidade visual volte ao normal.
  • Se for usuário de lentes de contato, o paciente deve suspender o uso das mesmas no dia do exame, e levá-las para serem usadas após sua realização.

Tem a função de fazer o mapeamento completo da córnea: curvatura, espessura e elevações, além de medir a profundidade da câmara anterior e diâmetro corneano, e fornecer imagem tomográfica do segmento anterior. O Pentacam é indicado para pacientes candidatos à cirurgia refrativa, cirurgia de catarata, avaliação do cristalino, glaucoma, córnea, ceratocone e qualquer alteração que acometa a parte anterior do olho.

A Angiografia sem contraste por Tomografia de coerência ótica (Angio-Oct) utiliza a velocidade do sistema a laser de quinta geração (Swept Source) para análise da vascularização da retina, nervo ótico e da coroide, sem a necessidade da injeção de contraste intravenoso, garantindo resultados mais rápidos e precisos. O exame é indicado para o diagnóstico e acompanhamento de doenças como: retinopatia diabética, degeneração macular relacionada á idade, doenças da vascularização retiniana e coroidiana, macroaneurismas, dentre outras.

Indicado para o diagnóstico e acompanhamento das doenças da retina, glaucoma e doenças do nervo óptico. O exame é realizado com uma injeção de corante (solução de fluoresceína sódica) intravenosa e pode ter sua fluorescência registrada fotograficamente no fundo de olho. Desta forma, é possível observar o trajeto real deste corante, desde sua chegada até sua saída dos vasos localizados no olho, identificando assim pontos de ruptura dos vasos, extravasamento de contraste e áreas de obstrução ou falhas na circulação vascular (Infartos de retina, nervo ótico e coróide).

Indicado para cálculo automático da lente intraocular nas cirurgias de cataratas muito densas.

IOL Master (Biometria a LASER):  O exame biométrico óptico é usado para calcular o grau das lentes intraoculares implantadas na cirurgia de catarata. No Instituto Donato Oftalmologia ele é realizado por meio do aparelho mais avançado da atualidade, o IOL Master® 700. Este aparelho aumenta a precisão do cálculo da lente intraocular para a cirurgia de Catarata, utilizando a interferometria óptica associada a uma nova geração de laser Swept Source para otimizar os resultados refrativos. É possível verificar o comprimento axial do olho, a profundidade da câmara anterior, diâmetro corneano e ainda, a ceratometria central. Este aparelho reduz ao máximo a chance de resultados inesperados no grau após a cirurgia.

Exame realizado por ultrassom de alta frequência e grande resolução que propicia uma visão detalhada das estruturas do segmento anterior do olho (Córnea, Íris, Corpo ciliar, Cristalino), permitindo um diagnóstico mais preciso de áreas de difícil avaliação. É indicado para casos de glaucoma, tumores intraoculares, análise de posição da lente intraocular, traumas oculares do segmento anterior, complicações cirúrgicas e doenças da córnea.

Indicado para avaliar o campo divisão do paciente (percepção visual periférica e central). Utilizado para diagnóstico e acompanhamento do glaucoma e em outras doenças relacionadas ao nervo óptico.

Orientações ao paciente:

  • Exame realizado sem dilatar a pupila
  • Se for usuário de lentes de contato, o paciente pode fazer o uso das mesmas no dia do exame.

Exame que analisa a curvatura da córnea em todos os quadrantes e eixos do centro até a periferia, permitindo a percepção das distorções da córnea (como aquelas que existem no ceratocone e cicatrizes corneanas), estuda e analisa a regularidade, a simetria e posição do astigmatismo.

Exame que mede a pressão intraocular diversas vezes ao longo de um dia. Exame é realizado para observar a variação da pressão ocular durante o dia. Instila-se colirio anestésico e fluoresceína (colírio amarelo) nos olhos do paciente e a pressão intraocular é aferida pelo oftalmolgista. São realizadas diversas medidas da pressão intra-ocular ao longo do dia, em geral com 2 horas de intervalo.

Orientações ao paciente:

  • Exame realizado sem dilatar a pupila
  • Não suspender os colírios em uso
  • Se for usuário de lentes de contato, o paciente deve suspender o uso das mesmas no dia do exame, e levá-las para serem usadas após sua realização.

Indicações:

  • Suspeita diagnóstica de glaucoma (história familiar, PIO elevada ou limítrofe, escavação do nervo óptico aumentada, alterações campimétricas sugestivas);
  • Avaliação da efetividade da terapêutica do glaucoma já diagnosticado;
  • Glaucoma.

EFGH

Exame utilizado principalmente para avaliar o segmento posterior do globo ocular, nas situações em que não seja possível um exame fundoscópio adequado. Utilizado também no diagnóstico diferencial dos edemas de papila e descolamento da coroide, retina e tumores oculares. Pode ser usado em alguns casos para o acompanhamento do crescimento do globo ocular em crianças e jovens portadores de alta miopia.

É um exame muito utilizado pelos oftalmologistas para ajudar no diagnóstico e no acompanhamento de algumas enfermidades oculares.

Principalmente utilizado em casos de glaucoma, o exame ajuda a avaliar o ângulo da câmara anterior dos olhos, a íris e a superfície do cristalino usando lentes de aumento colocadas em contato com a córnea. Este exame também determina se o glaucoma já está instalado e qual é o seu tipo, orientando o diagnóstico e o tratamento específico para cada um.

A gonioscopia não analisa somente o glaucoma, apesar de esta ser sua função mais comum. Também é utilizada para verificar outras anormalidades oculares, como tumores, cistos, aderências da íris ou algum possível trauma nos olhos.

Além de gerar algum desconforto, o procedimento é feito com fixação do olhar. Por isso, é difícil realizá-los em crianças pequenas ou adultos com dificuldade em colaborar.

Para a realização da gonioscopia é administrado colírio anestésico e, em alguns casos um colírio em forma de gel(meticelulose) que pode embaçar a visão. Exame é realizado em consultório oftalmológico em ambiente de baixa luminosidade.

Orientações aos pacientes:

  • Exame realizado sem dilatar a pupila
  • A visão pode ficar embaçada por cerca de 30- 60 min caso se utilize gel (meticelulose)
  • Não suspender os colírios em uso
  • Se for usuário de lentes de contato, o paciente deve suspender o uso das mesmas no dia do exame, e levá-las para serem usadas após sua realização.

Exame do fundo de olho sob midríase do paciente que analisa a parte central da retina.

Avalia o ângulo da câmara anterior. É importante para a avaliação de casos suspeitos ou em tratamento de glaucoma.

IJKL

A iridotomia a laser, também conhecida como iridotomia periférica, é um procedimento cirúrgico que consiste em fazer um pequeno furo na periferia da íris, com o objetivo de regular a pressão intraocular como prevenção ao glaucoma de ângulo fechado ou estreito.

Orientações aos pacientes:

  • Exame realizado utilizando um colírio que fecha a pupila o que deixa a visão embaçada por algum tempo. Por isso, o paciente deve vir acompanhado e não dirigir até que sua capacidade visual volte ao normal.
  • Não suspender os colírios em uso
  • Se for usuário de lentes de contato, o paciente deve suspender o uso das mesmas no dia do exame, e levá-las para serem usadas após sua realização.

MNOP

Permite a avaliação da retina, vítreo, nervo óptico e das lesões da extrema periferia retiniana. Este exame é mais detalhado que a fundoscopia e analisa melhor a porção periférica da retina, onde frequentemente, podem ser encontradas lesões causadoras de graves doenças como: descolamento de retina, retinopatia diabética, dentre outras.

Determina o tamanho, forma e número de células endoteliais da córnea, além de monitorar as transformações nas células endoteliais ao longo do tempo.

Exame que avalia os distúrbios da motilidade ocular e as alterações sensório-motoras do olho. Indicado para pacientes com queixas sugestivas de transtornos da visão binocular até pacientes com estrabismos comuns ou restritivos. É também chamado de Teste Ortóptico.

É a previsão do potencial de visão máxima em pacientes portadores de catarata ou opacidades de meios no olho (córnea, cápsula posterior do cristalino e vítreo).

Analisa a espessura da córnea, evidenciando edemas e áreas mais finas (ceratocone). É utilizada para avaliação da córnea candidata à cirurgia refrativa, e também é indicada no diagnóstico do glaucoma.

QRSTU

Mede o grau aproximado do paciente. Teste de visão de cores para adultos e crianças: avalia se o paciente apresenta deficiência na visão de cores (Daltonismo) e doenças na mácula.

É uma foto-documentação que tem por objetivo o registro de imagem da retina e do nervo óptico.

Avalia se o paciente apresenta deficiência na visão de cores (daltonismo) e doenças na mácula.

Auxilia no diagnóstico do olho seco, mensurando a quantidade de lágrima.

É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não apresenta nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

O Teste de Sobrecarga Hídrica é indicado para diagnosticar e acompanhar pacientes com suspeita de glaucoma. A finalidade é verificar como um determinado olho se recupera de uma elevação transitória da pressão intra-ocular. O pico de pressão ocular obtido durante a realização do teste se correlaciona com o pico de pressão que ocorre durante as 24 horas do dia.

Esse exame tem duração de aproximadamente 1 hora e ao longo do procedimento é aplicado colírio anestésico e colírio de fluoresceína (colírio amarelo). O teste funciona da seguinte maneira:

  • Chegando ao consultório, o paciente é submetido à primeira aferição da pressão intraocular.
  • Depois, ele deve beber 1 litro de água mineral no intervalo de 5 minutos.
  • Feito isso, o médico medirá novamente a pressão intraocular nos intervalos de 15, 30 e 45 minutos.

Orientações aos pacientes:

  • Exame realizado sem dilatar a pupila
  • Não suspender os colírios em uso
  • Se for usuário de lentes de contato, o paciente deve suspender o uso das mesmas no dia do exame, e levá-las para serem usadas após sua realização.
  • Mantenha o jejum de 2 horas para alimentos líquidos antes do teste.

Através da instilação de um corante no olho avalia o grau de comprometimento das células da superfície da córnea e da conjuntiva pela baixa proteção do filme lacrimal (olho seco). Este exame é indicado para pacientes com suspeita de olho seco.

Do Segmento posterior: indicado para a avaliação e diagnóstico de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), edema macular diabético, doenças vítreo-retinianas como buraco macular e tração vítreo-macular;

Do Segmento anterior: avalia a córnea e suas patologias, bem como pós-cirurgia refrativa, adaptação de lentes de contato e cálculo das lentes intraoculares em casos especiais.

Exame que mede a pressão intraocular. Usado para complementação do diagnóstico de glaucoma. Para a realização deste exame é necessário o uso de colírio anestésico e colírio de fluoresceína (colírio amarelo).

Orientações aos pacientes:

  • Exame realizado sem dilatar a pupila
  • Não suspender os colírios em uso
  • Se for usuário de lentes de contato, o paciente deve suspender o uso das mesmas no dia do exame, e levá-las para serem usadas após sua realização.

AGENDAMENTO DE CONSULTAS

FAÇA O AGENDAMENTO DA SUA CONSULTA AGORA MESMO

Fale com nossos atendentes e escolha o melhor dia e horário para o seu atendimento no Donato Hospital de Olhos. Sua saúde ocular não pode esperar.