A cada dia que passa, a grande maioria das mulheres busca novos e diferentes procedimentos para ressaltar a beleza. Entre eles, o alongamento de cílios vem ganhando muitas adeptas. Com ele, é possível ter cílios grandes e marcados sem precisar passar máscara diariamente.
Mas fica o questionamento: o alongamento de cílios pode prejudicar a visão? Os especialistas do Donato Hospital de Olhos respondem as suas dúvidas neste artigo. Continue com a gente!
Parte externa dos olhos: a função dos cílios
Todos os pelos do nosso corpo nascem com uma função: a proteção. No caso específico dos cílios, não é diferente. Eles são como “vassourinhas” que protegem a visão de poeiras e microrganismos que podem acabar entrando no globo ocular.
Fazendo a função de protetor da visão, os cílios, inclusive, atuam como um sensor que avisa o cérebro sobre uma possível situação de perigo. Quando um inseto se aproxima, por exemplo, é natural que fechemos os olhos para nos proteger.
Cada uma das pálpebras do ser humano possui entre 100 e 150 cílios que crescem constantemente. Bastante, não é mesmo? Mas não é porque eles estão sempre crescendo que você pode cuidar deles de qualquer maneira. Lembre-se de que os cílios são a proteção da sua visão.
Alongamento de cílios
Muitas mulheres buscam a beleza inalcançável e acabam se submetendo a diversos procedimentos desnecessários e perigosos para a saúde. O alongamento de cílios é um deles. Ele pode ser feito de duas diferentes formas: através da colagem de fios sintéticos sobre os naturais ou passando produtos para estimular o seu crescimento.
Apesar de ser tentador acordar com os olhos como se estivesse passado uma máscara de cílios, o procedimento de alongamento pode trazer graves danos a visão. Entre eles:
- olhos vermelhos;
- perda de parte da visão;
- coceira e ardência nos olhos;
- inflamação da córnea;
- conjuntivite alérgica;
- inflamação da base dos cílios.
A estimulação do crescimento dos cílios naturais também é um procedimento complicado. Esse tipo de alongamento é feito com o uso de colírios indicados para o glaucoma, uma doença ocular grave. Este procedimento pode acarretar:
- alteração da pálpebra inferior;
- olheiras;
- aumento e alteração permanente da cor da íris;
- em mulheres grávidas, o dano pode ser ainda maior e ocasionar a malformação do feto, bebês com baixo peso e aborto.
O mesmo acontece com a maquiagem nas pálpebras e cílios. Apesar de menos grave, o uso excessivo de produtos de baixa qualidade também pode ser prejudicial. Para as mulheres que gostam de se maquiar, a grande dica é utilizar produtos de qualidade, testá-los antes de aplicá-los próximos aos olhos e sempre retirar completamente a maquiagem antes de dormir.
Higiene das pálpebras e cílios
A higiene das pálpebras e cílios é fundamental para evitar doenças oculares e problemas de visão. A falta de higiene pode causar doenças inflamatórias nos olhos, como conjuntivite, terçol e blefarite. Por isso, na hora da higiene:
- lave bem as mãos antes de levá-las ao rosto;
- retire os óculos ou lentes de contato;
- aplique o produto de limpeza (líquido, gel ou espuma) em cima de uma gaze;
- feche os olhos e coloque a gaze sobre as pálpebras;
- passe a gaze levemente em toda a pálpebra e no início dos cílios;
- repita o procedimento, se necessário;
- para o outro olho utilize uma nova gaze;
- enxágue e seque os olhos.
Assine a newsletter do Donato
Gostou do conteúdo do Donato Hospital de Olhos? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre o mundo da visão. Até a próxima!